Tempo
|
A+ / A-

​Gulbenkian cria fundo de emergência de 5 milhões de euros

23 mar, 2020 - 17:00 • Dina Soares

A Fundação Gulbenkian abriu um fundo de emergência destinado a promover o combate à Covid-19, mas também a ajudar a sociedade a recuperar depois da pandemia. Saúde, Ciência, Sociedade Civil, Educação e Cultura são as áreas de ação desta iniciativa.

A+ / A-

Veja também:


A Fundação Calouste Gulbenkian vai disponibilizar 5 milhões de euros para ajudar à recuperação dos danos causados pelo coronavírus nos domínios da Saúde, Ciência, Sociedade Civil, Educação e Cultura.

De acordo com um comunicado da instituição, este fundo de emergência está aberto à contribuição de outros doadores.

A nível da Saúde, a verba destina-se à aquisição de material de proteção e equipamento médico e ao auxílio na deteção e diagnóstico da Covid-19. Visa ainda promover soluções de base tecnológica de implementação rápida, dirigidas designadamente ao apoio durante o isolamento e à partilha de informação relativa à sintomatologia e da doença.

O orçamento do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) vai ser reforçado de modo a prosseguir o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico da Covid-19 que possam ser usados em massa.

Também aumentar o conhecimento do coronavírus, identificar os fatores de risco nas pessoas mais vulneráveis e mecanismos para as proteger. Pretende ainda procurar respostas que permitam chegar a uma vacina, bem como identificar os pontos fracos do próprio vírus a fim de encontrar novos tratamentos e conseguir prever a propagação da doença no tempo e no espaço.

O projeto Gulbenkian Cuida, uma parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, destinado a organizações da sociedade civil que prestam apoio a idosos, propõe-se reforçar a capacidade de prestação de apoio domiciliário, e também manter os seus colaboradores, sobretudo aqueles que se encontram numa situação mais precária.

Garantir o acesso dos estudantes mais carenciados ao ensino à distância é a primeira meta dos apoios destinados à Educação.

O aumento das verbas será ainda usado no reforço do programa Bolsas Mais, destinado a estudantes universitários com menos recursos.

No setor cultural e artístico, a Fundação Gulbenkian vai disponibilizar apoio de emergência a artistas ou entidades que viram os seus projetos cancelados e também flexibilizar os subsídios já concedidos de modo a que os espetáculos previstos possam ser recalendarizados.

Dados do coronavírus em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+