Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Graça Freitas promete mais transparência nos dados do coronavírus

23 mar, 2020 - 13:19 • Eduardo Soares da Silva

Questionada pela Renascença, diretora-geral da Saúde justifica detalhe insuficiente dos dados com a carga de trabalho a que DGS está sujeita.

A+ / A-

Veja também:


Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, promete mais transparência na divulgação de dados sobre os infetados e mortos pelo coronavírus em Portugal. Questionada pela Renascença, Graça Freitas esclarece que a DGS está a trabalhar em metodologias de divulgação de informação e aborda as dificuldades na recolha de números exatos.

"A DGS está obrigada a ter regras de segredo estatístico, mas vamos começar a publicar informação das cidades, vamos ter um mapa de geolocalização. Muitas pessoas não estão em cidades, mas em localidades pequenas. Sou a favor que se tenha muita informação. Já tivemos as cadeias de transmissão no boletim, mas só publicamos o que temos a certeza", explica.

São milhares de casos em análise todos os dias, milhares de pessoas em observação e centenas de casos confirmados, números que dificultam a tarefa da DGS.

"Temos de ter a noção que estamos a triar milhares de pessoas, internar centenas, em vigilância ativa estão 12 mil cidadãos, é uma carga muito grande de trabalho. Estamos a afinar a metodologia de recolha de informação, de forma a que seja simples, fácil e organizada e que permitam dar a melhor informação. Queremos ser mais transparentes e estamos a trabalhar nessas ferramentas", garante.

Graça Freitas destaca a vasta equipa de cientistas que está a trabalhar na tentativa de travagem da propagação do coronavírus e informa que poderá ainda ser reforçada: "A partilha de dados com a ciência é desejada. Trabalhamos com o Instituto Ricardo Jorge, Faculdade de Ciências de Lisboa, Professor Henrique Barbosa, do ISPUP e outros especialistas. Poderemos alargar esta base de conhecimentos, se assim a lei nos permitir".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+