Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Reino Unido passa a estar em quarentena

23 mar, 2020 - 21:45 • Redação

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, depois de inicialmente ter defendido que os ingleses se infetassem uns aos outros para criar uma imunidade de grupo, agora endurece as medidas. Naquele país, as pessoas só poderão sair para fazer compras de bens essenciais, numa tentativa de reduzir a propagação da Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


Depois de muitas hesitações, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, impôs esta segunda-feira um confinamento obrigatório dos britânicos em casa.

Numa declaração à nação, Johnson estabeleceu apenas algumas excepções. Os ingleses só devem sair para fazer compras de bens essenciais, numa tentativa de reduzir a propagação da Covid-19.

“Embora a maior parte das pessoas esteja a cumprir - e eu agradeço a todos - chegou a hora de todos nós fazermos mais. A partir desta noite, devo dar ao povo britânico uma instrução muito simples – devem todos ficar em casa”, afirmou o líder britânico.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, diz que, neste momento, é crítico “impedir que a doença se espalhe entre as famílias”.

Os cidadãos do Reino Unido vão agora ser obrigados a ficar em casa depois de número de mortes causadas pela covid-19 sextuplicou numa semana, para 335, de acordo com os dados publicados pelo Ministério da Saúde britânico. O balanço mais recente das autoridades britânicas indica que o número de pessoas infetadas pela covid-19 aumentou para 6.650 no Reino Unido, das quais 335 morreram.

Boris Johnson estabeleceu as excepções para a quarentena, nomeadamente as compras de artigos de primeira necessidade, mas com a menor frequência possível.

Podem ainda fazer exercício físico uma vez por dia - por exemplo, correr, andar ou andar de bicicleta - sozinha ou com membros da família.

As necessidades médicas e prestar assistência ou ajudar uma pessoa vulnerável também servem de razão para sair à rua. Os britânicos podem ainda viajar de e para o trabalho, mas apenas onde isso for absolutamente necessário e não possa ser feito em casa.

Boris Johson afirmou que a Polícia tem agora poder para pôr em prática estas determinações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • eu Sou eu
    24 mar, 2020 Vila POuca Aguiar 13:09
    Fazem quarentena se receberem carta do NHS ( o mesmo que o nosso SNS) a dizer que é doente ou idoso....os outros vão trabalhar ou perdem o emprego!!! Em terra de sua majestade é assim.....
  • Joao Oliveira
    24 mar, 2020 Edinburgo 11:52
    Seria interessante tambem referir porque e que as medidas foram subitamente endurecidas. O ultimo fim de semana foi de bom tempo, e os parques do pais tiveram uma afluencia record de pessoas. Alguns bares recusaram-se a fechar, e tentaram usar estratagemas legais para manterem-se abertos. Jovens que desafiam as desafiam as autoridades e ainda brincam com a situacao... tudo isto levou a quarentena, para tentar adiar o inevitavel impacto de um sistema de saude que ainda antes da crise, ja acusava saturacao. Uma pequena nota para a redacao - o Reino Unido e feito de quatro nacoes, a Inglaterra e uma delas... mas por favor, nao se refiram ao povo como "Ingleses", mas sim "Britanicos". Ja imaginaram se comecar-se a chamar os habitantes da peninsula Iberica de "Espanhois"? :)

Destaques V+