Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus em Espanha já matou mais de dois mil e há 33 mil infetados

23 mar, 2020 - 11:29 • Lusa

Nas últimas horas, aquele que será o maior hospital improvisado de Espanha, com capacidade para receber até 5.500 pessoas, começou a receber os primeiros doentes nos pavilhões da Feira Internacional de Madrid, a região mais atingida pelo novo coronavírus.

A+ / A-

Espanha registou nas últimas 24 horas 462 mortos com o novo coronavírus, tendo assim ultrapassado a barreira das duas mil vítimas mortaais, e um aumento de 4.517 no número de infetados, de acordo com a atualização diária feita pelas autoridades de saúde do país.

Segundo os números do Ministério da Saúde espanhol, desde o início da pandemia, o país teve um total de 33.089 casos da pandemia da covid-19, dos quais 2.182 morreram e 3.355 já tiveram alta e são considerados como curados.

A região mais atingida pela covid-19 é a de Madrid, com 10.575 infetados e 1.263 mortos, seguida pela da Catalunha (5.925 e 245), a do País Basco (2.421 e 120) e a de Castela-Mancha (2.078 e 145).

Na totalidade do país, há 2.355 pessoas em unidades de cuidados intensivos, mais 570 do que no domingo.

Entre as comunidades autónomas que fazem fronteira com Portugal, a da Galiza teve até agora 1.208 casos e 18 mortos, a de Castela e Leão 2.055 e 102, respetivamente, a Estremadura 493 e 18, e a Andaluzia 1.961 e 58.

Nas últimas horas, aquele que será o maior hospital improvisado de Espanha, com capacidade para receber até 5.500 pessoas, começou a receber os primeiros doentes nos pavilhões da Feira Internacional de Madrid, a região mais atingida pelo novo coronavírus.

O Governo da Comunidade de Madrid, em colaboração com o Ministério da Saúde e a Unidade de Emergência Militar espanhola, está a transformar radicalmente os pavilhões do conhecido centro de exposições inspirado na “Arca de Noé” da cidade chinesa de Wuhan, epicentro mundial da pandemia.

Antes do pico da pandemia, o gigante asiático equipou os estádios, pavilhões de exposições e centros de conferências de Wuhan com mais de 13.000 camas para isolar pacientes menores e prevenir o contágio.

O Governo espanhol anunciou no domingo que irá prolongar por mais 15 dias, a partir do próximo sábado, 28 de março, o atual "estado de emergência" decretado em 14 de março último que inclui medidas como a proibição de todos os cidadãos de andarem na rua, a não ser que seja para irem trabalhar, comprar comida ou à farmácia.

Em várias mensagens televisivas ao país durante o fim de semana o primeiro-ministro espanhol alertou os espanhóis para o aumento das mortes nos próximos dias, mas realçou que "mais cedo do que tarde" o país iria vencer a covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 324 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.300 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+