Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Metro do Porto passa a circular com veículos duplos

21 mar, 2020 - 16:52 • Lusa

A ideia é “o cumprimento das orientações de saúde pública quanto ao distanciamento social”.

A+ / A-

O Metro do Porto começa, na segunda-feira, a circular com veículos duplos em todas as linhas entre as 6h00 e as 20h00, reduzindo a frequência de passagem nas estações devido à pandemia de Covid-19.

Em comunicado, divulgado este sábado, a empresa explica que este modelo de oferta, designado “Saúde e Segurança”, pretende assegurar “os níveis de serviço da Metro do Porto e o cumprimento das orientações de saúde pública quanto ao distanciamento social”.

A Metro do Porto vai ainda ter frequências de passagem “na ordem dos 30 minutos em todas as linhas, exceto na Linha Amarela (D), que terá uma frequência de cerca de 15 minutos”, revelou à Lusa fonte da empresa que esta semana apontou para uma quebra de 80% na procura do transporte desde segunda-feira, altura em que as escolas foram encerradas devido à pandemia.

No comunicado, a empresa explica que vai implementar “uma oferta adequada à situação de estado de emergência vigente no país, dando cumprimento à Resolução do Conselho de Ministros”.

Isto porque, lembra, a procura de transporte está “atualmente limitada às necessidades de mobilidade essenciais e apenas nos casos definidos pelas autoridades”.

“A oferta será monitorizada em permanência, podendo ser ajustada em função da procura registada a cada momento”, avisa a empresa.

O objetivo prioritário “é o cumprimento das recomendações de saúde e segurança e assegurar a eficácia dos procedimentos de autoproteção por parte de todos os clientes”, acrescenta.

A Metro do Porto agradece ainda “a todos os controladores, condutores e pessoal afeto à operação, ao pessoal da manutenção, do material circulante e das infraestruturas – tal como aos parceiros fornecedores de serviços de segurança e de limpeza e a todos os seus colaboradores -, a forma extraordinariamente dedicada como têm vindo a realizar o seu trabalho”.

O número de passageiros no Metro do Porto desceu devido à Covid-19, passando de uma média de 270 mil clientes diários em janeiro e fevereiro para pouco mais de 50 mil, revelou a empresa à Lusa na quarta-feira.

Todas as máquinas de venda e validadores de bilhetes no Metro do Porto foram na quarta-feira desligados devido à pandemia de Covid-19 e o carregamento e validação deixou de ser obrigatório, por tempo indeterminado.

A empresa revelou na segunda-feira já ter disponível a “nova solução de limpeza de largo espectro e ampla duração, que permite a impermeabilização de superfícies”, nomeadamente “o interior dos veículos e as zonas de contacto nas estações”.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de quinta-feira.

O estado de emergência proposto pelo Presidente prolonga-se até às 23h59 de 2 de abril.

O novo coronavírus já causou pelo menos 11.401 mortos em todo o mundo e foram detetados mais de 271.660 casos de infeção em 164 países e territórios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+