|

 Confirmados

 Suspeitos

 Recuperados

 Mortes

Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da actualidade em debate aos sábados, às 9h30. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - Pandemia vista pelos especialistas GPS - 21/03/2020
Da Capa à Contracapa - Pandemia vista pelos especialistas GPS - 21/03/2020

Pandemia de Covid-19 visto de fora pelos especialistas GPS

21 mar, 2020


A Renascença falou com cientistas portugueses que estão a trabalhar na investigação ou a seguir de perto a atual pandemia.

Estes especialistas pertencem à rede GPS, uma plataforma digital criada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos que mapeia os cientistas portugueses no mundo. São cientistas que na China, Itália e Estado Unidos, áreas muito afectadas, investigam ou trabalham na saúde pública, seguindo a evolução do novo coronavírus.

André Peralta-Santos de Seattle, nos Estados Unidos. É médico, epidemiologista, especialista em Saúde Publica, trabalha na Universidade Washington em Seattle. Dedica-se à investigação do impacto de políticas públicas na saúde das populações. Está neste momento em Portugal mas trará uma visão particular do que se está a passar nos Estados Unidos, até porque esteve envolvido na resposta lá.

Vitor Hugo Martins estará em direto do hospital de Turim, Itália, onde trabalha. A sua área é a Biotecnologia Industrial, é “Data Manager” na Azienda Ospedaliero Universitaria Città della Salute e della Scienza di Torino.

Luís Pedro Coelho sobre a China. Professor Associado em Biologia Computacional na Fudan University em Xangai, tem seguido de perto a pandemia e estava na China no início do surto. Regressou a 12 de fevereiro.

O da Capa à Contracapa é um programa da Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. A moderação está a cargo do jornalista José Pedro Frazão. Pode ouvir ao sábado às 9h30 ou sempre que quiser em podcast.

Se quiser saber mais sobre a rede GPS, está tudo aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.