Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quem entra em Portugal será obrigado a ficar em quarentena

20 mar, 2020 - 14:34 • Eduardo Soares da Silva

Governo e Direção-Geral da Saúde fizeram novo ponto de situação da propagação do coronavírus em Portugal.

A+ / A-

Quem entra em Portugal, será obrigado a ficar em isolamento profilático durante duas semanas. A medida foi anunciada por Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, em conferência de imprensa.

"Hoje vamos lançar uma norma nova para os serviços se orientarem. A indicação genérica é que quem entra em Portugal, vai ter de ficar em isolamento durante 14 dias, e entrará em vigor na próxima semana", explicou Graça Freitas.

A Direção-Geral de Saúde lançará ainda um conjunto de medidas para os lares, sendo que os novos utentes são também obrigados a ficar em isolamento durante duas semanas.

"Temos que aprender a lidar com as situações dos lares e residências coletivas. Quem ficar com sintomas de alguma forma, tem de ser imediatamente colocado em isolamento até ser feito o teste. Os novos utentes, que podem estar infetados, terão de ficar em isolamento durante 14 dias. Sabemos que os lares têm muitas pessoas, com dificuldade de espaço, mas é imperativo ter zonas para se isolar quem adoeça", anuncia.

Graça Freitas desvaloriza também a redução no número de testes realizados na quinta-feira: "O número varia com a quantidade de pessoas que foi triada em contexto laboral e na linha de apoio ao médico. Todos que têm indicação para fazer o teste, fazem. Varia com a necessidade".

Portugal tem capacidade para produzir nove mil testes por dia. No entanto, por agora não são produzidos esse número diariamente: "Essa é a capacidade instala neste momento. mas o Instituto Ricardo Jorge tem de garantir a qualidade dos testes. Depois, a DGS diz as prioridades quem terá de fazer primeiro".

Hospitais privados serão "muito importantes"

António Lacerda, Secretário de Estado da Saúde, agradece a disponibilidade dos hospitais privados e garante a sua importância no combate ao surto: "Será muito importante como resposta complementar. Obrigado à Associação Portuguesa dos Hospitais Privados. Estamos a articular essa resposta, em função do surto. Claro que serão chamados se o surto evoluir".

O Secretário de Estado garante que não faltará investimento do Governo para reforçar o Sistema Nacional de Saúde.

"Temos já muitas medidas de reforço do SNS,a nível técnico e de recursos humanos. É uma prioridade. Nunca será pelo aspeto financeiro que faltarão recursos humanos e técnicos. Isto está a acontecer à escala nacional e regional. É fundamental que todas as unidades de saúde estejam equipadas para responder às necessidades", remata.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Santos
    09 jul, 2020 Montalegre 15:57
    A doença ja esta dentro da fronteira A probabilidade actual de alguem do pais tar contaminado è superior a de alguem do exterior estar contaminada O k justifica 14 dias ?????
  • Cecilia Xavier
    20 mar, 2020 16:33
    O que não vejo é nenhuma medida robusta, no sentido de parar já este surto... As medidas estão a ser tomadas gota a gota, como se o SNS gostasse de ver todo o pessoal clínico em "burnout" ou que haja mais mortes e infectados. Porque não fechar as fronteiras. Além disso, a medida de agora vai começar somente na próxima segunda-feira, mas há exceções! Porquê? Porque o SNS não olha para outros países que tiveram sucesso no controlo: olhem para Hong-Kong, Macau, Taiwan, Filipinas, Japão (à exceção do cruzeiro Diamond Princess)... O que é necessário é poupar vidas e esforço... Eu não entendo estas medidas!!! Estamos em estado de emergência que possibilita a aplicação de medidas mais robustas, porém... vamos ver a evolução... isto é, se houver mais mortes faz-se, se não houver não se faz... deixando assim uma porta aberta para mais mortes... É simplesmente ridículo!!!
  • Filipe
    20 mar, 2020 évora 16:23
    E os que entraram antes por via terrestre como as auto caravanas às milhares espalhadas pelo país , por cá estão sem controlo algum . O Governo decretou o Estado de Emergência só para Portugueses , pois devia ter obrigado a todos os turistas já existentes em hotéis a fazerem testes , bem como todos os outros das auto caravanas . Prova-se pela quantidade de estrangeiros por cá infetados que entretanto contaminaram ou continuam a contaminar Portugueses . Igualmente , mande encerrar todos os estabelecimentos de hotelaria e hospedagem , e requisite hotéis para quarentena forçada , em casa é tudo uma treta , não tem pulseira eletrotécnica ... mas deviam ter. Se os hospitais já tremem e reclamam com 89 internados .... imagine-se numa outra possível catástrofe natural como sismos ... ou acidentes onde envolvam centenas de pessoas , dá que pensar .
  • 20 mar, 2020 15:59
    Governo tem que meter mao a isto! Cada um fique onde estava!
  • 20 mar, 2020 15:56
    Se gostam assim tanto dos pais " porque razao os deixaram em portugal?.
  • 20 mar, 2020 15:53
    Daqui a pouco a 15 dias que nao vejo a minha mae" no lar ca dentro! Us turistas que se danem!
  • Da silva torres
    20 mar, 2020 France 15:41
    Quem entra em Portugal, por terra ou avião?

Destaques V+