Tempo
|
A+ / A-

Bebé não tem coronavírus. Mãe infetada já teve alta

20 mar, 2020 - 11:27 • Redação com Lusa

É o primeiro caso em Portugal filho de uma mulher infetada. Nasceu no Hospital de São João, no Porto, e mantém-se internada.

A+ / A-

Deu negativo o segundo teste ao recém-nascido, filho de uma mulher com Covid-19. A criança não manifesta qualquer sintoma, mas vai continuar internada, anunciou o Hospital São João, no Porto, nesta sexta-feira.

“O recém-nascido está clinicamente bem e está em segurança. Há preocupação de respeitar nesta fase, e tendo sido até o primeiro caso, aquilo que é o sentimento da mãe naquilo que é a relação e aproximação ao seu filho e a forma como o quer fazer. E isso foi tido em conta na maneira como foi conduzida a alta”, refere o neonatologista Henrique Soares em conferência de imprensa.

O médico sublinha que, “nesta fase, foi promovido o contacto, dentro do possível, entre a mãe e o bebé de forma a minimizar as questões relacionadas com a vinculação” e acrescenta que, apesar de o bebé estar bem, “foi opção do hospital que ficasse à guarda do hospital em sítio seguro".

A criança é o primeiro bebé de uma mulher infetada em Portugal. A mãe já teve alta e pode estar em contacto com o bebé, mas com os devidos cuidados.

“A mãe pode estar em contacto com o bebé se estiver com máscara, luvas e cuidados especiais para estar com o bebé”, refere a diretora de obstetrícia do hospital.

Marina Moucho adianta aos jornalistas que “a mãe tinha muito poucos sintomas – não tinha febre, tinha só uma tosse seca, e estava relativamente bem do ponto de vista clínico”, daí que tenha tido alta do hospital.

O parto ocorreu na madrugada de terça-feira, dia 17. “Foi natural” e a mãe e o recém-nascido, "uma menina de 3,240 quilos", seguiram todos os protocolos montados para estes casos, adiantou aos jornalistas.

No Hospital de São João estão internadas outras grávidas infetadas, disse também a diretora.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, foi detetado em dezembro na China já e infetou mais de 235.700 pessoas em todo o mundo.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde elevou, nesta sexta-feira, o número de casos confirmados de infeção para 1.020 e o número de mortes para seis. Há mais de nove mil casos suspeitos.

Portugal encontra-se desde as 00h00 de quinta-feira em estado de emergência e assim se manterá até às 23h59 do dia 2 de abril.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+