Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Desporto e solidariedade

19 mar, 2020 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Dos três grandes clubes nacionais chegaram-nos notícias dando conta da sua disponibilidade para ajudar em diversas áreas.

Por estes dias têm-se escutado ecos vindos dos mais diversos quadrantes e que nos deixam a certeza de que no Desporto há também fortes movimentos de solidariedade quando algumas catástrofes se abatem sobre pessoas e instituições.

O momento que o mundo atravessa é de forte preocupação, sobretudo porque a pandemia que nos atingiu parece não ter limites, nem sequer sendo possível imaginar, a longo prazo, quando lhe conheceremos o fim.

Depois da China, a Europa está a ser assolada por uma situação incontrolável que, neste momento, se centra especialmente na Itália e na Espanha, sem que as preocupações não deixem também de atingir outros países e outros continentes.

Neste momento, como de resto tem acontecido em tantos outros, o Desporto voltou a dar sinais de um sentimento de solidariedade que não pode deixar de ser sublinhado.

Dos três grandes clubes nacionais chegaram-nos notícias dando conta da sua disponibilidade para ajudar em diversas áreas. E nem sequer vale a pena contabilizar esses contributos, não sendo ainda justo esquecer outros gestos que o público já conhece e aplaudiu.

Do mesmo modo, lá por fora, emergem todos os dias gestos que nos fazem acreditar que ainda que não seja para muitos uma escola de virtudes, o Desporto há-de ser sempre um espaço onde, quando necessário, emerge o grito de “todos por todos”.

Face à situação atual, todos sabemos que, da pandemia que nos atingiu de forma tão inesperada, vão resultar prejuízos não contabilizáveis por enquanto, e que vão fazer desabar sobre todas as modalidades, em todo o mundo, nuvens negras difíceis de dissipar.

É por isso que vai ser posta à prova a capacidade de todos para ultrapassar uma barreira que, nestes dias tão difíceis, não pára de crescer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.