Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oração do Terço junta episcopados e fiéis de vários continentes

19 mar, 2020 - 13:13 • Aura Miguel

No dia de São José, Papa Francisco convida à comunhão espiritual.

A+ / A-

Bispos de vários países juntam-se à recitação do Terço, lançada esta quinta-feira pela Conferência Episcopal Italiana (CEI).

Às 21h00, no dia dedicado a São José, a CEI convida as família, fiéis e comunidades religiosas a recitar os Mistérios da luz do Rosário e também, a acender uma vela ou colocar um pano branco do lado de fora da janela, símbolos de fé e esperança. O Papa já prometeu juntar-se aos italianos.

A Conferência Episcopal Portuguesa também já aderiu, bem como os episcopados da Albânia e da Colômbia.

A Renascença transmite esta quinta-feira, às 21h00, a recitação do terço a partir do seminário de S. José de Caparide, em Carcavelos.

A recitação do terço conta com a participação do cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

A iniciativa liga-se à solenidade de São José, “protetor das famílias e guardião da Igreja”, uma devoção enraizada em toda a Igreja católica e, de modo especial, na vida de oração do Papa Francisco, que também assinala hoje o 7.º aniversário do início oficial do seu pontificado.

Na missa desta manhã, Francisco referiu-se a São José como “homem de fé e justo”, que vivia sua profissão no quotidiano, “de modo concreto, mas capaz de falar com o mistério de Deus, com a mesma naturalidade com que exercia seu ofício”. No final da celebração, o Papa apelou à comunhão espiritual e propôs uma oração concreta destinada a todos os fiéis que não podem ir à missa, nem receber pessoalmente o sacramento da eucaristia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+