Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Por causa do coronavírus, Conselho de Ministros mudou-se para o Palácio da Ajuda

19 mar, 2020 - 01:48 • Eunice Lourenço

Objetivo é cumprir distanciamento aconselhado por causa da pandemia de Covid-19. Local de encontro entre Costa e Marcelo também mudou.

A+ / A-

O Conselho de Ministros desta quinta-feira, que vai definir as regras para o cumprimento do estado de emergência, vai reunir-se não no local onde todas as semanas é costume, mas no Palácio da Ajuda.

A reunião em que os ministros, esta quarta-feira, deliberaram o apoio ao decreto presidencial já aconteceu, aliás, na Ajuda. E o primeiro-ministro começou a sua declaração no fim dessa reunião a anunciar a mudança das reuniões do Conselho de Ministros para o Palácio da Ajuda.

A reunião passa a decorrer na sala D. João IV, cujo restauro foi inaugurado em novembro de 2019, já depois de ter serviço de sala de imprensa para a posse do atual governo, a 26 de outubro.

Agora, para as reuniões dos ministros foram colocadas mesas em formato de retângulo ao longo de toda a sala, de forma a que os ministros tenham uma distancia de cerca de um metro entre eles, como se vê nas fotos publicadas pelo primeiro-ministro no Twitter e pelo ministro Pedro Nuno Santos no Facebook.

Um cenário bem diferente da sala onde habitualmente os ministros se reúnem no prédio onde funciona a Presidência do Conselho de Ministros, na rua professor Gomes Teixeira, no centro de Lisboa, perto da basílica da Estrela.

Também as reuniões entre o Presidente da República e o primeiro-ministro mudaram de forma e de local. No domingo, Marcelo e António Costa reuniram por videoconferência porque o Presidente ainda estava em isolamento na sua casa em Cascais.

Esta quinta-feira, foram retomadas as reuniões semanais entre o Presidente e o primeiro-ministro, mas o encontro teve lugar na sala onde habitualmente decorre o Conselho de Estado “para dar cumprimento às recomendações específicas das autoridades sanitárias”, como anuncia a Presidência em comunicado.

Para além da mudança de local, também foram alteradas as regras e condições para as conferencias de imprensa, algo que vários órgãos de comunicação social já tinham pedido, de forma a limitar os riscos.

“Para salvaguarda da saúde de todos os profissionais da Imprensa e dos funcionários da Presidência do Conselho e Ministros, o briefing da Reunião do Conselho de Ministros de amanhã, dia 19 de março, apresentará um novo formato adaptado às atuais circunstâncias”, anuncia o Governo no comunicado em que dá conta da reunião desta quinta-feira e das respetivas alterações.

Assim, a presença na conferencia de imprensa será limitada a um número restrito de meios de comunicação social: três. A televisão pública e a agência de notícias Lusa estão sempre presentes e o outro lugar vai rodando pelos canais privados de televisão. Os outros órgãos de comunicação social podem manifestar a intenção de colocar perguntas. A possibilidade de fazer perguntas – cinco no máximo – é sorteada entre os órgãos de comunicação que manifestarem essa vontade e as perguntas serão feitas através de uma digital no decorrer da comunicação social.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+