Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha. Merkel diz que coronavírus é "o maior desafio desde a II Guerra Mundial"

19 mar, 2020 - 00:04 • Guilherme Correia da Silva, correspondente na Alemanha

Chanceler pediu aos alemães para não entrarem em pânico, mas para encararem esta crise com seriedade e com sentido de responsabilidade.

A+ / A-

A Alemanha é um dos países europeus mais afetados pela epidemia do novo coronavírus. E a chanceler Angela Merkel fez um apelo aos cidadãos na televisão pública.

"Isto é sério. Leve também isto a sério. Desde a Segunda Guerra Mundial que não havia um desafio ao nosso país em que fosse preciso tanto a nossa ação solidária conjunta."

Hoje, o Instituto Robert Koch, que é responsável pelo controlo de doenças na Alemanha, alertou que, nos próximos dois ou três meses, é possível que haja até 10 milhões de pessoas infetadas no país com o novo coronavírus, se as medidas de prevenção não forem respeitadas.

Alguns têm criticado o Governo de Merkel por uma certa lentidão na resposta a esta crise. A vizinha França está de quarentena, mas, na Alemanha, esta semana ainda se via muita gente nas ruas e em cafés. Entretanto, lojas e centros comerciais fecharam. De portas abertas ficam serviços essenciais – incluindo farmácias, drogarias e supermercados.

No discurso à nação, Angela Merkel apelou à solidariedade de todos. Dizendo que não é preciso encher carrinhos de compras, mas é preciso respeitar regras básicas como lavar as mãos com frequência ou manter a distância de outras pessoas. “Todos juntos, podemos salvar vidas”, afirmou Merkel.

E explica que é preciso ganhar tempo. “Tempo para que os investigadores possam desenvolver um medicamento e uma vacina. Mas sobretudo tempo para que aqueles que adoecem possa ter o melhor atendimento possível”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+