Tempo
|
Graça Franco
Opinião de Graça Franco
A+ / A-

Marcelo voltou para liderar a agenda

19 mar, 2020 • Opinião de Graça Franco


Há uma vaga sensação de pesadelo em tudo isto. Depois do PREC o país vive pela primeira vez em Estado de emergência.

Marcelo Rebelo de Sousa está de volta a Belém. Saudemos o regresso. Depois de quase parecer desaparecido em combate voltou disposto a liderá-lo. Não por acaso no discurso à noite, feito ao país, se assumiu como “o primeiro” e nunca “o último dos responsáveis”, constituindo-se como o garante da verdade devida aos portugueses. E a verdade é um valor essencial para a manutenção da confiança a salvaguarda da economia e a superação da crise e do medo. Mesmo em fim de mandato.

Cumpridas as formalidades, ou seja, ouvido o Conselho de Estado, sem oposição do Governo (embora também sem grande entusiasmo!) e autorizado por ampla maioria parlamentar, o Presidente assinou e mandou publicar o diploma que a partir das zero horas de hoje colocará o país em estado de emergência. Um diploma histórico de que António Costa, dando-lhe conteúdo, poderá agora fazer o que quiser.

Há uma vaga sensação de pesadelo em tudo isto. Depois do PREC o país vive pela primeira vez em Estado de emergência. Era um cenário possível? Claro. Bastava repetir-se o terramoto pelo qual esperamos todos os anos em Lisboa (exactamente porque também esperamos com uma certeza razoável que não acontecerá). Fora isso, apenas um cenário Torres Gémeas seria possível de o justificar.

Mas cenários como o de hoje, vindos das principais cidades do mundo desertas, com centenas de mortos e hospitais a abarrotar e a certeza que tudo vai ainda piorar, durante provavelmente tempo demais, só em filmes de ficção. Marcelo mostrou saber que o estado de espírito dos portugueses é esse: com o medo a dividi-los entre os que acham a sua decisão tardia porque já se justificaria “ anteontem “ e os que o vão criticar por considerarem que a decisão é, no mínimo, “dispensável, prematura e até perigosa”.

Estou entre os primeiros. Talvez por isso acho muito possível que os portugueses demorem ainda algum tempo a entender o que poderá ter levado Marcelo a adiar por mais três dias uma reunião que lhe parecia da máxima urgência - quanto mais não fosse porque o tema a debater era exactamente a declaração do estado de emergência - e o próprio conceito subjacente a esta palavra não é compatível nem com atrasos nem adiamentos mesmo de 72 horas.

Se até ontem, parecia haver desculpa, a convicção predominante na opinião pública era a de que o presidente estava a levar a cabo um exercício pedagógico de respeito pela quarentena, a partir de quarta-feira à tarde e depois de terem assistido a uma reunião por vídeo-conferência, deixou de se perceber de facto a razão do adiamento. Uma reunião naqueles moldes poderia ter sido convocada a qualquer tempo, estivesse o presidente onde estivesse e nada o impedia de ir a Belém.

Acresce o facto de na última semana as mensagens de Marcelo em tudo contrariarem a imagem consolidada ao longo do mandato: primeiro, um infeliz vídeo que não poderia parecer mais amador e que ao contrário de transmitir “proximidade” na opinião de quase todos esbateu a dignidade indispensável ao exercício do cargo; depois, a escolha da indumentária usada na participação na própria vídeo-conferência. Num momento de extrema gravidade e susto para todo o país o Presidente regressou aos ecrãs, depois de um longo intervalo, no que aparentava ser de “luto” carregado. A imagem em televisão nem sempre é tão fiel quanto a pretendida. Alguns cinzentos e azuis escuros podem parecer-nos negro facilmente.

É absolutamente fundamental sem aligeirar a gravidade da situação, nem a necessidade de todos envidarmos esforços para, em comum, vencer um combate particularmente difícil que não percamos a esperança na vitória, o que não é compatível com uma imagem de antecipação de uma ida ao cemitério.

Recomendava-se portanto, num mundo em que a imagem é parte integrante da mensagem, um visual discreto, ao estilo e com o bom gosto a que o presidente sempre nos habituou, mas que não acentuasse o medo que hoje já vai corroendo o tecido social.

Só à noite na comunicação ao país e apesar de não ter alterado a indumentária, esta finalmente ganhou cores e Marcelo ressurgiu igual ao que seria esperado. Será que isso bastou para apagar os erros anteriores?

Só aí se sentiu de facto o regresso presidencial. Acentuou e bem que motivos o levaram a esta opção polémica e o Governo não pode queixar-se de não ter, a partir deste momento, toda a margem de manobra para combater a guerra com todas as armas jurídicas indispensáveis. Deixou aliás em aberto que caso o Governo não pretenda utilizar nenhuma dessa margem agora concedida a medida possa vir a ser revista já daqui a quinze dias. Ou seja, a sua renovação embora provável (podendo mesmo repetir-se até à mais temida “exaustão”) não é obrigatória e o facto de nada de essencial mudar nas nossas vidas muito provavelmente não torna inútil o gesto de unidade e solidariedade inter-institucional.

A prova está no gesto ter levado o PSD a passar de partido de oposição a partido de colaboração com Rio a distanciar-se positivamente de um tom injustificadamente crispado do seu antigo parceiro de coligação.

Telmo Correia apesar de, em nome do CDS, ter dado o seu acordo ao decreto presidencial, sentiu uma necessidade excessiva de se demarcar das decisões do executivo atribuindo-lhe a total responsabilidade da gestão de uma crise para a qual, em rigor, o presidente não fez mais do que convocar-nos a todos. Negar pegar em armas numa altura destas só pode garantir que o primeiro tiro já saia pela culatra.

O tom, finalmente certo, de Marcelo e as cinco explicações dadas para a medida; antecipar e reforçar a solidariedade entre poderes públicos, adoptar um conceito mitigado de emergência que em nada coloca em risco, nem suspende, a democracia que apenas se pretende preservar, não “regidificar” os poderes acrescidos, concedidos ao governo através de uma rápida reavaliação, tentar não interromper “a vida das pessoas e empresas”, pedindo-lhes a dose certa de mobilização colectiva e sobretudo passar a mensagem de que o pior que nos poderia acontecer-nos agora “era fazer o país parar e deixar a economia morrer”. Tudo isto, bastou para justificar a medida e o regresso presidencial. Faça agora o Governo da margem de manobra acrescida o que quiser.

Talvez tenha sido tarde, mas valeu a pena.

Sigamos o conselho: para vencer o inimigo “insidioso” não nos deixemos primeiro vencer pelo desânimo do que corre mal, o cansaço e “pela fadiga” de uma luta que tarda em acabar e que “tolhe a vontade, aumenta as dúvidas, alimenta indignações e revoltas”. Não é hora para arrufos nem aproveitamentos. Afinal, mais de 40 anos depois do PREC estamos de novo, em democracia, mas em Estado de súbita Emergência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.