Tempo
|
Casa Comum
A política nacional e europeia em debate à quarta-feira às 13h05 e às 23h20
A+ / A-
Arquivo
Casa Comum - "Coronabonds" - 18/03/2020

Casa Comum

​Paulo Rangel. “Coronabonds” seriam uma resposta europeia “verdadeiramente revolucionária” à crise do Covid-19

18 mar, 2020 • José Pedro Frazão


A resposta europeia à crise do novo coronavírus, incluindo as acções de emergência do Banco Central Europeu é o tema em destaque do “Casa Comum” com os comentadores Paulo Rangel e Francisco Assis

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel denuncia a inação das instituições comunitárias na resposta de emergência à COVID-19. “A União Europeia, que até tem uma comissária da saúde que é extremamente competente, foi completamente ultrapassada por uma gestão nacional´”, afirma Rangel para quem o ponto mais positivo da ação dos 27 situou-se nas respostas antivirais.

Para o dirigente social-democrata, a possibilidade de haver finalmente “eurobonds” seria um avanço na questão do euro. “Sinceramente estou muito cético que isso seja possível conhecendo as posições ortodoxas da Holanda, da Áustria e da Finlândia, mais até do que a Alemanha ainda. Se isso fosse possível, esse sinal seria verdadeiramente de tal maneira revolucionário para os mercados que traria um ambiente mais positivo”, afirma Rangel.

Antes de ser divulgado um novo programa de compra de dívida do BCE no valor de 750.000 milhões de euros para aliviar a situação no mercado da dívida e o impacto económico do surto de Covid-19, os comentadores Paulo Rangel e Francisco Assis deixaram críticas à ação da presidente do Banco Central Europeu.

O antigo deputado Francisco Assis defende uma “resposta integrada” no plano financeiro pela União Europeia. “A atual presidente do BCE não tem propriamente a mesma noção da importância das palavras que tinha o Mário Draghi. Já há saudades de Draghi desse ponto de vista. É de facto necessário que a União Europeia adote posições à Draghi”, sustenta o socialista , habitual comentador do “Casa Comum”, parceria da Renascença com a Euranet – Rede Europeia de Rádios.

Já Paulo Rangel considera que houve uma grande falta de solidariedade com a Itália. “Chocante foi a interdição de França e Alemanha num caso de vendas de ventiladores, de máscaras e material médico. Isso, entretanto, foi revogado graças ao comissário. Os tais egoísmos nacionais estiveram a funcionar de um modo muito vincado”, critica Rangel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.