Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Estão a comprar medicamentos de uso hospitalar sem receita médica

18 mar, 2020 - 07:20 • Susana Madureira Martins , com redação

Infarmed alerta que este medicamento não deve ser usado em automedicação e que o utilizador incorre em riscos que podem ser graves para a sua saúde.

A+ / A-

Veja também:


Há pessoas a comprar medicamentos de uso hospitalar para a Covid-19 sem receita médica.Uma situação que está a preocupar o Infarmed e os especialistas.

O medicamento em causa tem como princípio ativo a hidroxicloroquina e é habitualmente usado para tratar a malária, lúpus ou artrite reumatóide. Está a ser utilizado nos hospitais de modo experimental e sempre em associação com outros fármacos para o novo coronavírus.

Só pode ser vendido com receita médica mas há quem consiga comprá-lo sem prescrição.

Ouvido pela Renascença, o pneumologista Filipe Froes explica que o medicamento é de utilização exclusiva em doentes em meio hospitalar. “É um medicamento que tem sido utilizado em modo experimental, sempre em associação com outros fármacos, e exclusivamente em doentes internados com Covid-19. Não tem qualquer indicação para uso em ambulatório – fora do hospital – pelo que a sua compra é totalmente desnecessária a apenas pode comprometer a sua disponibilidade aos doentes hospitalizados que dele necessitem”, alerta.

Este especialista explica ainda que a compra da hidroxicloroquina fora dos hospitais apenas pode comprometer a sua disponibilidade aos doentes hospitalizados que dele necessitem.

Contactado pela Renascença, o Infarmed alerta que este medicamento não deve ser usado em automedicação e que o utilizador incorre em riscos que podem ser graves para a sua saúde. Este, como qualquer medicamento, tem contraindicações, pode provocar reações adversas e interagir com outros fármacos que o doente possa estar a tomar.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 198.000 pessoas, das quais mais de 7.900 morreram e 82.000 recuperaram.

O surto começou em dezembro na China, que regista a maioria dos casos, e espalhou-se entretanto por mais de 145 países e territórios. Na Europa há mais 67.000 infetados e pelo menos 2.684 mortos, a maioria dos quais em Itália, Espanha e França.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos

Coronavírus: Evolução diária em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Madeira
    22 mar, 2020 LISBOA 00:31
    Auto-medicação é um erro? Sem duvida, um ENORME erro. Mas dizer que comprar na farmácia coloca em risco o fornecimento hospitalar é algo de difícil assimilação, já que o estado tem prioridade junto do Infarmed.

Destaques V+