Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

José Manuel Constantino

Adiamento tardio dos Jogos Olímpicos pode ter "consequências devastadoras"

18 mar, 2020 - 19:15 • Rui Viegas

Comité Olímpico Internacional não tomou posição definitiva em relação a Tóquio 2020 e, para já, confirma as datas previstas. José Manuel Constantino, presidente do Comité português, está preocupado, porque "há um conjunto de decisões que têm de ser tomadas antes".

A+ / A-

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, antevê "consequências devastadoras" para os vários Comités nacionais, em face da "ausência de resposta definitiva" do Comité Internacional (COI) e suposto adiamento tardio dos Jogos de Tóquio, devido à pandemia da Covid-19.

Organização principal e seus representantes nos vários países, entre eles o COP, falaram, esta quarta-feira, por teleconferência, e da reunião saiu pouca coisa. Apenas que o quadro de apuramento vai ser reformulado, ao mesmo tempo que - sem decisão final - a competição acontecerá nas datas originais e há muito previstas.

Em declarações a Bola Branca, José Manuel Constantino antevê um cenário "devastador".

"O agravamento da situação global torna inevitável que, porventura, mais tarde do que seria desejável, o COI venha a ter a necessidade de suspender, adiar ou não realizar os Jogos. Há um conjunto de decisões que têm de ser tomadas antes e isto envolve uma logística de custos muito significativa. Portanto, não se realizando os Jogos, há implicações devastadoras sobre a economia dos Comités Olímpicos nacionais. E, naturalmente, seria preferível a antecipação de uma decisão relativamente a esta matéria", sustenta.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal revela que o representante belga ficou sem resposta quando questionou o COI sobre esta matéria e lembra que os cenários actuais são preocupantes:

"A questão não foi respondida, foi evitada. Aquilo que se percebe é que o COI está adiar uma decisão em definitivo sobre este assunto, partindo do principio que as coisas vão decorrer de forma favorável, mas todos os sinais que nos chegam são sinais preocupantes."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+