Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus em Portugal. "Estamos em fase de aceleração do contágio"

17 mar, 2020 - 12:56 • Paula Caeiro Varela

Secretário de Estado da Saúde anuncia reforço de médicos e enfermeiros, bem como aquisição de material de proteção.

A+ / A-

Veja também:


O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu que Portugal entrou "em fase de aceleração do contágio". Na conferência de imprensa conjunta com a diretora-geral da Saúde, o governante recordou que, neste momento. o número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 448, mais 117 do que os contabilizados na segunda-feira.

António Lacerda Sales anunciu ainda um reforço de mais 1.800 médicos e 900 enfermeiros para fazer face à evolução da pandemia de Covid-19.

“Neste momento temos mais de 1.800 médicos disponíveis para reforçar o Serviço Nacional de Saúde na resposta à epidemia, mais de 1.000 enfermeiros, entre outros profissionais de saúde, todos eles indispensáveis neste combate", disse o secretário de Estado, António Sales, acrescentado que as instituições "têm agora autonomia para contratação com dispensa de quaisquer formalidades".

Sales anunciou ainda o reforço de equipamentos e referindo-se especificamente aos ventiladores, o governante confirma a existência de 1.142 aparelhos, tal como tinha referido na segunda-feira o primeiro-ministro. A estes somam-se mais 250 existentes no setor privado.

Coronavírus: Evolução diária em Portugal

Questionado sobre o material de proteção dos profissionais de saúde, o secretário de Estado garante que estão "todos os dias a ir ao mercado" para adquirir mais e assegurou que ao longo da semana vão ser distribuídos mais de dois milhões de mascaras e 150 equipamentos.

Nesta conferência de imprensa, Sales revelou ainda que, reportando a segunda-feira, 30 profissionais de saúde infetados, entre os quais 18 médicos.

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado esta terça-feira, às 12h00, há 4.030 casos suspeitos (mais 1.122), dos quais 323 (eram 374) aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há três casos recuperados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+