Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Pedro Sánchez sugere cimeira virtual do G20

17 mar, 2020 - 03:00 • José Bastos

Mohammed Bin Salman, presidente em exercício do G20, aceita reunião para os próximos dias.

A+ / A-

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, sugeriu esta segunda-feira à noite a realização de uma cimeira extraordinária do G20, o grupo das economias mais fortes do planeta, em que os principais líderes mundiais avaliem a crise provocada pela Covid-19 e proponham um roteiro de soluções comum.

Sánchez fez a proposta ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, na sua condição de presidente em exercício do G20. MBS, como é conhecido o líder saudita, aceitou a petição e assegurou a convocação da cimeira nos próximos dias, uma cimeira “virtual”, na indicação à Efe do Palácio da Moncloa.

No diálogo com Mohammed Bin Salman, o primeiro-ministro espanhol disse que a gravidade da crise de saúde e económica internacional exige que o G20 assume um papel de liderança global. “É justamente neste tipo de crises repentinas e globais onde o G20 pode ser mais eficaz”, indica uma nota da Moncloa.

Sánchez considera que é pelo potencial de resolução de crises do G20 que “é necessário enviar uma mensagem clara e contundente à comunidade internacional de que os líderes mundiais estão prontos para enfrentar juntos a ameaça da Covid-19”, conclui a nota do gabinete do chefe do governo espanhol.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+