Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Coronavírus em Espanha. Duas semanas de estado de alerta "podem não ser suficientes"

16 mar, 2020 - 15:19 • Liliana Monteiro Redação

Aviso parte do ministro espanhol da Mobilidade e Transportes. Espanha conta com um total de 9.191 pessoas com Covid-19, das quais 309 morreram. A região mais afetada é Madrid.

A+ / A-

Veja também:


Para ter mais tempo para ganhar a batalha contra o novo coronavírus, Espanha poderá ter de decretar mais 15 dias de estado de alarme, além dos 15 já decretados e que começaram na passada sexta-feira.

A hipótese foi admitida pelo ministro espanhol da Mobilidade e Transportes, em entrevista a um órgão de comunicação social espanhol.

Neste momento, estão proibidas todas as deslocações, exceto em situações de força maior, tais como comprar medicamentos ou alimentos, ir e vir do trabalho e assistência a menores ou pessoas vulneráveis. Não é possível ir à rua apenas para beber café ou visitar alguém, sendo que a polícia está nas ruas para garantir o cumprimento destas regras.

O executivo espanhol está à procura de formulas para prolongar este isolamento dos cidadãos, adiantou o ministro.

José Luis Abalos admite que se não forem tomadas medidas especialmente duras, será difícil travar a propagação da Covid-19. O ministro espanhol defende até que a Europa deve apressar-se a tomar medidas relativamente às fronteiras.

De acordo com o ministro, até ao momento não há registo de incidentes graves relacionados com a violação da quarentena nacional e que a falta de veículos a circular na rua é sinal disso mesmo.

Os dados mais recentes, avançados pelo jornal “El Pais”, apontam para mais de 9.100 infetados com o coronavírus e 309 mortos.

Metade dos casos registados concentram-se em Madrid onde 40% dos doentes estão hospitalizados.

O centro de coordenação de alertas e emergência sanitária prevê que a pandemia cresça ainda mais nos próximos 10 dias, período a partir do qual considera que os casos possam começar a diminuir.

As unidades militares e de emergência estão nas ruas e foram reforçadas esta segunda feira, estando nesta altura 1.100 efetivos em 13 províncias a fazer patrulhas e vigilância.

Espanha está ainda a fazer testes com um medicamento para o ébola, orientando-o para o coronavirus.

Além dos clínicos que são todos chamados a esta batalha, há notícia de mais de 400 mil operadores de supermercado a trabalhar para fornecerem alimentos aos cidadãos.

Em tempo de quarentena, o gabinete de estudos da comunicação audiovisual apurou que os espanhóis aumentaram o consumo televisivo. Só passado sábado viram 318 minutos de televisão, o que dá uma média de cinco horas e meia por lar.

Tem dúvidas sobre o coronavírus? Deixe-nos as suas perguntas aqui e os especialistas de saúde pública respondem em antena e no digital da Renascença.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+