Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Principais supermercados pedem aos portugueses para comprarem só o que necessitam

17 mar, 2020 - 18:44 • Maria João Costa

Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição pede tranquilidade aos portugueses. Não há sinais de rutura no fornecimento de produtos.

A+ / A-

Veja também:


Representam mais de 3500 supermercados em todo o país. A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) escreve esta terça-feira uma carta aberta aos portugueses a quem querem “passar uma mensagem de tranquilidade”. Lojas como o Continente, Pingo Doce, Auchan, Mini Preço, Lidl e Aldi reiteram que “não há neste momento sinais de rutura no fornecimento de produtos”.

Em comunicado emitido esta tarde, a APED refere que as várias cadeias de supermercado estão “a trabalhar em conjunto com a produção nacional, com a indústria e com o Governo para garantir (…) toda a agilidade necessária”.

Perante as imagens de supermercados com prateleiras vazias, em entrevista à Renascença, o Diretor-Geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier explica que “no dia seguinte as prateleiras voltam a estar cheias com produtos essenciais. Esta procura que ninguém estava à espera e que é do nosso ponto de vista um bocadinho exagerada implica que haja um período de ajustamento às operações” de reposição de stocks.

Na missiva aos portugueses, os supermercados asseguram que “a estrutura da distribuição alimentar em Portugal permite que a disponibilização de alimentos e outros produtos essenciais não seja um problema para a população” em qualquer parte do país. Contudo, a APED apela a consumos “responsáveis e sensatos” e que “os portugueses comprem apenas o que necessitam”.

Questionado sobre se for elevado o estado de alerta para calamidade ou emergência, Gonçalo Lobo Xavier explica que estão em contato com o Governo e independentemente do estado em que o país esteja “a distribuição terá uma discriminação positiva. É um serviço essencial e que se manterá aberto”. O responsável da APED salvaguarda, contudo que “se foram criadas condições para a operacionalidade dos transportes da logística e da distribuição, estamos em condições de garantir que as lojas não vão fechar.”

As várias cadeias de supermercados em que se incluem também o Intermarché, Apolónia, El Corte Inglés e Mercadona apelam à solidariedade e responsabilidade. A APED louva “o papel exemplar dos mais de 95 mil colaboradores do setor alimentar” que têm garantido “de forma segura, o abastecimento e atendimento” nas lojas.

notícia atualizada às 19h35

Coronavírus: Evolução diária em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+