Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eurogrupo

Mário Centeno: "Faremos o que for preciso e mais” para responder à crise

17 mar, 2020 - 02:37 • Redação, com Lusa

Presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal deixou palavras de tranquilidade numa altura em que a pandemia de coronavírus já está a abalar fortemente as economias europeias.

A+ / A-

Veja também:


Mário Centeno garante que o Eurogrupo fará tudo “o que for preciso e mais” para combater os efeitos da pandemia de coronavírus na economia da Europa.

A posição saiu de uma reunião por videoconferência do Eurogrupo, o grupo informal de ministros das Finanças da zona euro ao qual preside Mário Centeno.

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal deixou palavras de tranquilidade numa altura em que a pandemia de coronavírus já está a abalar fortemente as economias europeias.

“O nosso compromisso é ilimitado”, assegura Mário Centeno.

“Nós vamos tomar todas as medidas decisivas e coordenadas que forem necessários, incluindo medidas orçamentais, para apoiar o crescimento e o emprego”, refere a declaração do Eurogrupo.

Os países membros da moeda única estão de acordo: os efeitos orçamentais das medidas de resposta ao coronavírus não serão tidas em conta para as regras de rigor orçamental da zona euro.

"Custo da reação não é uma matéria relevante”

Em declarações à agência Lusa no final da reunião, Mário Centeno disse à agência Lusa que "o custo da reação não é uma matéria relevante neste momento. Ela tem é de ser efetiva”.

Questionado sobre de que forma se comparam os efeitos da crise económica causada pelo novo coronavírus à crise financeira de 2008, Centeno disse que é esta uma crise "muito diversa" e que as consequências dependem da resposta que lhe for dada.

Coronavírus na Europa

"As consequências desta crise dependem muito da resposta que lhe dermos, e nós estamos a trabalhar nisso todos os dias desde que ela se desenvolveu", disse o governante à Lusa.

O governante disse ainda que os valores de cerca de 300 milhões de euros, referentes ao primeiro pacote de medidas de apoio anunciado pelo Governo, calculados para duas semanas, poderão aumentar.

O ministro afirmou que Portugal "construiu as condições para hoje poder reagir, do ponto de vista económico e financeiro, a esta crise".

Sobre a reunião do Eurogrupo, Centeno afirmou que os países não estavam "preparados" para esta crise, mas afirmou que houve um consenso de que todos os membros da zona euro farão "tudo o que for necessário" para combater a crise associada ao vírus.

"Não é uma flutuação cíclica da economia, não é um problema estrutural das nossas economias. É um choque comum, de proporções muitíssimo negativas, e que requer de todos uma ação muito determinada", afirmou o presidente do Eurogrupo.

CBEI disponibiliza até 40 mil milhões de euros

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai disponibilizar até 40 mil milhões de euros para combater os efeitos económicos causados pela propagação da pandemia de Covid-19, foi esta segunda-feira anunciado.

Deste total, até 20 mil milhões de euros serão disponibilizados para "regimes de garantia dedicados aos bancos, com base nos programas existentes para implantação imediata".

O BEI também vai aplicar até 10 mil milhões de euros "em linhas de liquidez dedicadas aos bancos para garantir ajuda adicional de capital" às Pequenas e Médias Empresas (PME).

A nota acrescenta que os restantes 10 mil milhões de euros serão dedicados a programas de "compra de títulos garantidos por ativos para permitir que os bancos transfiram riscos em carteiras de empréstimos para as PME".

O Banco Europeu de Investimento explicita que estas ações podem ser "implementadas rapidamente".

Tem dúvidas sobre o coronavírus? Deixe-nos as suas perguntas aqui e os especialistas de saúde pública respondem em antena e no digital da Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+