Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Petição pede suspensão de rendas de água, luz, gás e despesas com habitação

16 mar, 2020 - 17:29 • Luís Aresta

Mais de 92 mil portugueses já subscreveram a petição online.

A+ / A-

Perto de 92 mil portugueses já tinham assinado, esta segunda-feira, uma petição pública online, em que é reclamada a suspensão das cobranças dos serviços de água, luz e gás, bem como de prestações ou rendas com habitações, durante o período de quarentena/isolamento por causa da pandemia de Covid-19.

O documento faz notar que se vive "um situação inesperada, que exige medidas imediatas, tais como a quarentena" e que "são várias as famílias que terão dificuldades acrescidas em cumprir com o pagamento das suas habitações, assim como de serviços básicos de água, luz e gás".

A petição sublinha que as famílias não estão em casa por opção própria, mas por força de uma situação que acarreta acréscimo de gastos e diminuição nas remunerações.

A EDP Comercial anunciou esta segunda-feira a suspensão dos cortes de energia.

"Em resposta aos últimos desenvolvimentos da semana passada e do fim de semana, a EDP Comercial decidiu suspender todos os cortes de energia agendados para esta semana, sendo esta uma medida que deverá ser mantida no decurso das próximas semanas", diz a empresa, em comunicado.

[notícia atualizada]

Tem dúvidas sobre o coronavírus? Deixe-nos as suas perguntas aqui e os especialistas de saúde pública respondem em antena e no digital da Renascença.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Marques
    30 mar, 2020 Santarem 11:33
    Ano passado por questao do meu cancro e do aumento que o banco nos impos referente ao credito habitacao entreguei a casa. Meu marido tem pago 1/6 do ordenafo como penhora e ainda temos de pagar renda de casa. Minha pergunta e... No caso do meu marido com a empresa a manter os funciobarios decidiu pagar a todos apenas 65% do ordenado. Como fica a renda de casa e a penhora nestas condicoes?
  • Ana filipa
    28 mar, 2020 Póvoa de Santo adriO 00:03
    Suspensão de rendas agua e luz
  • Vitor Rodrigues
    23 mar, 2020 Fátima 03:47
    Estou desempregado,tenho uma filha e pago pensão de alimentos. Como vou fazer para pagar renda mensal e água, luz e gás? Não chega para tudo 450€, preciso de comer e assim impossível!!?
  • sonia santos
    22 mar, 2020 AFIFE 16:55
    como vamos pagar a renda agua luz e gas mae de 4 meninos menores marido diabetico asmatico como posso sobreviver a esta situacao ao covi 19.fazia algumas feiras agora nem isso.como resolver a minha e de muitas pessoas na mesma situacao
  • Helena
    19 mar, 2020 Porto 10:12
    Pedí a rescisão do contrato de aluguer do meu apartamento mas agora não posso sair no final de mês por causa do estado de emergencia pelo Covid-19. Quais são os meus direitos?
  • sonia daniela dias
    18 mar, 2020 viana do castelo 21:18
    boa noite .a minha profisao e feirante neste momento estou sem poder trabalhar devido ao covid 19 tenho 4 meninos o meu marido ajudava me nas feiras em quanto esta a espera duma operacao como vou pagar a minha renda ao senhorio preciso que me expliquem como vou fazer agua luz e gas viver a minha vida normalque apoios me podem ajudar ate eu poder
  • CARLA NEVES
    18 mar, 2020 Valongo 20:08
    Concordo com o adiamento dos pagamentos agua, luz e gás
  • Ana Lourenço
    17 mar, 2020 Loures 22:01
    Como pagar tanta despesas pois se não temos dinheiro para tanta despesas se não temos os postos de trabalho tem de fechar
  • Paulo Oliveira
    17 mar, 2020 Braga 21:19
    Sem trabalhar com se vai aguentar está situação. O estado como ajuda os bancos esta na hora de ajudar famílias.
  • José Manuel dos Sant
    17 mar, 2020 Braga 19:40
    O País está quase parado pela situação do covid19 como cidadãos devemos seguir as instruções do Governo. Todos juntos vamos vencer a batalha ! Médicos, Enfermeiros, Bombeiros, Forças de Segurança. Um bem haja a todos os envolvidos no combate !!!

Destaques V+