Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Notícia Renascença

Sargento da GNR arguido no caso Tancos pede ilegalidade de todo o processo

16 mar, 2020 - 18:58 • Ana Rodrigues

Defesa de Lima Santos considera que são muitas as ilegalidades no processo.

A+ / A-

A defesa do sargento da GNR Lima Santos, arguido no caso Tancos, pede a ilegalidade de todo o processo. O requerimento a que a Renascença teve acesso alega que “a conduta do Ministério Publico e da Polícia Judiciária está eivada de ilegalidade”.

Porquê? Porque segundo Luis Cruz Campos, advogado de Lima Santos, são muitas as ilegalidades no processo e que têm a ver com “a forma como tomaram conhecimento do assalto, à omissão de condutas processuais obrigatórias, à não comunicação imediata ao Ministério da Defesa, à estranha tentativa de manter o Sr. Lemos como informador anónimo e à utilização de agente encoberto não legalizado”.

Também sobre o assalto, a defesa de Lima Santos tem muitas dúvidas. O requerimento fala na “forma como tentaram controlar o momento e o modo de realização do assalto, à manifesta existência de instigação primária por agentes da Polícia Judiciária e ainda o modo como permitiram o assalto”.

As acusações à Polícia Judiciária passam ainda pelo facto, segundo a defesa de Lima Santos, de não ter “em momento alguma legitimidade para atuar em instalações militares”.

Tudo isto, adianta o advogado Luis Cruz Campos neste requerimento ao juiz Carlos Alexandre, traduz-se em “condutas e omissões graves e que conduzem a que todo o tramitado seja ilegal”.

O caso Tancos tem o debate instrutório marcado para os dias 2 e 3 de abril. Este será o último ato da fase de instrução que teve início a 8 de janeiro deste ano em que, após alegações das partes, o juiz Carlos Alexandre vai decidir sobre a existência de indícios suficientes para submeter ou não o caso a julgamento.

No debate instrutório, que é aberto ao público, pretende-se uma discussão perante o juiz sobre se da instrução resultam de facto elementos novos que justifiquem a submissão ou não, do arguido a julgamento.

Portanto, podem nesta fase, ser despronunciados alguns arguidos ou caírem alguns crimes de que estão acusados os 23 arguidos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+