Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Infarmed esclarece. Não há dados que confirmem relação com ibuprofeno

16 mar, 2020 - 11:38 • Lusa

"Não há motivo para os doentes que se encontrem em tratamento com os referidos medicamentos o interrompam", esclarece a Autoridade Nacional para o Medicamento.

A+ / A-

Veja também:


O Infarmed insiste que não há dados científicos que confirmem a relação entre qualquer agravamento da infeção pelo novo coronavírus e a toma de ibuprofeno e diz aos doentes que devem manter o tratamento.

Em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) reafirma o que a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse no domingo e sublinha: "não há motivo para os doentes que se encontrem em tratamento com os referidos medicamentos [ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não esteroides] o interrompam".

O Infarmed diz que a possível exacerbação das infeções, na generalidade, e a toma de ibuprofeno está a ser avaliada na União Europeia, no Comité de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da Agência Europeia do Medicamento (EMA), e deverá estar concluída em maio.

"Espera-se que esta análise, cuja conclusão se aguarda em maio de 2020, permita esclarecer se existe uma associação entre a toma de ibuprofeno e a exacerbação das infeções. Dado que o ibuprofeno é utilizado para tratar os sintomas iniciais das infeções, será extremamente complexo determinar esta relação", explica a nota.

Assim, acrescenta o Infarmed, "não há motivo para os doentes que se encontrem em tratamento com os referidos medicamentos o interrompam".

A Autoridade Nacional do Medicamento recorda ainda que o tratamento sintomático da febre "deve ser realizado através do uso de paracetamol como primeira alternativa", mas sublinha que "não há evidências para contraindicar o uso de ibuprofeno".

"Os dois medicamentos devem ser utilizados com base na informação constante do Resumo da Características do Medicamento e Folheto Informativo", adianta.

O Infarmed aconselha os doentes a respeitarem sempre as indicações dos seus médicos assistentes no uso racional dos medicamentos prescritos.

Esta nota do Infarmed surgiu depois de, no fim de semana, numa publicação nas redes sociais, o ministro francês da Saúde, Olivier Véran, ter desaconselhado a ingestão de medicamentos anti-inflamatórios, como o Brufen, uma vez que poderiam agravar a infeção dos doentes infetados pelo novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19. A Renascença já tinha falado com um médico especialista em doenças infecciosas que alertava para a falta de fundamento desta tese.

Em Portugal, os dados mais recentes indicam que há 245 casos confirmados de Covid-19 e que 149 doentes estão internados, 18 dos quais em cuidados intensivos. Há duas pessoas já dadas como recuperadas.


Tem dúvidas sobre coronavírus? Deixe-nos aqui as suas perguntas e os especialistas respondem em antena e no digital da Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mewtwo
    16 mar, 2020 13:45
    Como 80% dos tugas são ignorantes, aplica-se a regra ao infarmed, entre outros. Qualquer médico (não será um qualquer licenciado em medicina) sabe que as "cortisonas" e os anti-inflamatórios, aliviam sintomas porque inibem a actividade dos glóbulos brancos. Assim, qualquer bactéria ou vírus terá a sua vida facilitada. Tende juízo.

Destaques V+