Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Há seis médicos infetados com coronavírus no Hospital do SAMS

16 mar, 2020 - 16:15 • José Carlos Silva

A denúncia é do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, que exige à administração do Hospital do SAMS que alargue a quarentena aos trabalhadores que estiveram em contacto com os clínicos infectados.

A+ / A-

Foi já a semana passada, mas só esta segunda-feira se soube, que seis médicos do Hospital do SAMS deram positivo nas análises ao Covid-19.

Apesar de os testes terem sido feitos a outros clínicos do hospital que estiveram em contacto com estes médicos - e apesar do resultado ter sido negativo - mantiveram-se a trabalhar.

Para o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, a situação é altamente irregular. O dirigente e médico João Proença diz que o que se exige “é que as pessoas todas que estiveram em contacto com estes colegas fiquem em quarentena e que toda a gente no hospital tenha direito a ter equipamento de protecção."

O Sindicato considera que a administração do SAMS está longe de ser um bom exemplo para os médicos, que há 10 anos aguardam por um acordo de empresa.

João Proença rejeita que o sindicato esteja a misturar questões de saúde, com questões laborais. É lacónico quando diz que “não é misturar! É aproveitar um Conselho de Administração que não respeita as condições mínimas de trabalho, que pelo menos respeite a vida dessas pessoas”, remata.

Perante os factos, frisa João Proença, "as autoridades de saúde devem intervir. Essas pessoas já devem ter sido contabilizadas desde Sexta-feira. Agora o que importa é garantir que o Hospital tome medidas para impedir que outras pessoas fiquem nesta situação”, conclui.

Tem dúvidas sobre o coronavírus? Deixe-nos as suas perguntas aqui e os especialistas de saúde pública respondem em antena e no digital da Renascença.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+