Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tire as suas dúvidas sobre o coronavírus com a Renascença

16 mar, 2020 - 08:00 • Redação

Tem dúvidas sobre a Covid-19? Deixe-nos as suas perguntas e os especialistas de saúde pública respondem em antena e no digital da Renascença.

A+ / A-
O que devo fazer quando tenho tosse? Basta lavar as mãos para impedir o contágio? Devo usar máscara?
Enfrentar o novo coronavírus já faz parte do nosso dia-a-dia e agora, mais do que nunca, é muito importante estar bem informado. A Renascença quer ajudá-lo nessa tarefa e conta com a ajuda do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) para responder às suas questões sobre Covid-19.

Ao longo desta terça-feira, vamos responder às suas dúvidas, em antena e online, com a ajuda de especialistas em saúde pública e epidemiologia para que saiba como lidar com esta nova realidade.

Envie as suas mensagens de áudio pelo WhatsApp da Renascença através do número 962 007 500. Também poderá deixar a sua mensagem por comentário no site ou na rede de fóruns Reddit, onde iremos realizar uma sessão "AMA" ("Ask Me Anything" ou "pergunte-nos o que quiser") durante a tarde.

Para vencer a crise do coronavírus é essencial estar informado. As notícias, a reportagem a opinião: toda a informação na Renascença, sempre a par com o mundo.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Karol Barros
    01 mai, 2020 Quarteira 10:51
    Gostaria de saber se essa informação é válida porque sou uma simples impregnado e já estou de quarentena quase a dois meses já não tenho dinheiro para as despesas e quase não tenho para comer e estou preocupada porque também tenho que pagar a renda e tenho medo que o senhorio me despeja e que me cortem luz água e internet 🤦🏽‍♀️🤦🏽‍♀️🤦🏽‍♀️🙆🏽‍♀️
  • Diana
    09 abr, 2020 Oeiras 12:02
    Bom dia, pretendo fazer mudança de casa (venda) no próximo mês de Maio com escritura agendada, se ainda se mantiver o estado de emergência, é possível e permitido o transporte e entrega dos bens móveis pelo próprio ou terá que ser com uma transportadora? Quais são os requisitos legais e borucraticos de justificação para este efeito? Sem incorrer em qualquer incumprimento? Obrigada Cumprimentos Diana Taveira
  • Miguel Rodrigues
    06 abr, 2020 Lisboa 01:36
    Gostaria de saber se alguém que eventualmente,possa ter estado infectado em fim de Janeiro deste ano,sem nunca ter recorrido ao SNS,tendo tido febre alta,dores no corpo,diarreia,tosse e enjoos durante cinco/sete dias,há forma de diagnosticar se realmente foi acometido de Covid 19? Ou seja,se ao fim de algum tempo,ficam indicadores no organismo,que a pessoa foi contaminada? Obrigado. Cumprimentos.
  • Andreia Carvalho
    21 mar, 2020 Gondomar 12:57
    Bom dia. Os Cabeleireiros/Estética são também espaços de atendimento ao público, apesar de não ter visto referência específica a esta atividade, nem tão pouco se podem abrir tendo em conta todas as limitações conhecidas, venho desta forma pedir ajuda neste esclarecimento. Sou trabalhadora independente nesta área, e é a minha fonte de rendimento que neste momento está totalmente suspensa. O atendimento é sempre feito mediante marcação e é atendida uma pessoa de cada vez. Gostava de saber se posso continuar a exercer, tendo em conta que já faz parte do protocolo de atendimento o uso de luvas e todo material descartável e de uso único, tendo ainda em consideração um reforço da limpeza do espaço, assim como manter a porta fechada ao público. Obrigada.
  • Sandra
    18 mar, 2020 Sintra 17:17
    Porque as empresas de mudanças continuando trabalhando, embalando coisas com várias pessoas dentro do mesmo ambiente, sem poder ter os produtos necessários para evitar contágio, luvas, máscaras, álcool etc, e quem tem familiar em casa do grupo de risco
  • Fátima Pinho
    17 mar, 2020 Setúbal 21:30
    Temos ouvido várias vezes dizer que se estima que o pico da gripe COVID19 será atingido em fins de Abril. Gostava de saber se Portugal tomasse, de imediato, medidas de restrição à movimentação e confinação de pessoas idênticas às que Espanha adoptou o pico da gripe seria antecipado para daqui a 2/3 semanas?
  • António Manuel M.Sil
    17 mar, 2020 Vales de Cardigos 16:17
    Dúvida: Os sintomas do CORONAVÍRUS são vários. Devem ser considerados simultaneamente ou basta um para contactar o SNS ?
  • Rosário Gomes
    17 mar, 2020 Celorico de Basto 11:30
    Tive cancro da tiróide e extraíram me essa glândula. Pergunto se quem vive sem a tiróide está mais vulnerável a uma forma severa de Covid 19. Tenho 72 anos
  • Dina Félix
    16 mar, 2020 21:28
    Gostei muito artigo. Muito Obrigada
  • Jaman
    16 mar, 2020 Porto 21:27
    Sou cidadao Portugues. Desloquei-me em trabalho no estrangeiro (Europa) por uns dias. Posso regressar a Portugal se houver estado de emergência? Obrigado

Destaques V+