Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa

Covid-19. Polícia intervém para encerrar bares e dispersar pessoas no Bairro Alto e Cais de Sodré

15 mar, 2020 - 00:55 • Carlos Calaveiras

Em Lisboa, PSP teve de "fazer ver" que bares são para encerrar às 21h como manda o decreto-lei aprovado pelo Governo e em vigor durante o período de pandemia do novo coronavírus.

A+ / A-

A Polícia de Segurança Pública (PSP) em Lisboa confirmou este sábado à Renascença que teve de dispersar pessoas das ruas do Bairro Alto e do Cais do Sodré, após a entrada em vigor do decreto-lei que interdita o funcionamento de estabelecimentos noturnos depois das 21h, por causa da pandemia de Covid-19.

Fonte da PSP do Bairro Alto disse à Renascença que foram feitas rondas pelos bares da zona, "no sentido de confirmar o seu encerramento às 21h, como determinado pelo Governo". A polícia interveio para "fazer ver" que era necessário encerrar os estabelecimentos.

A mesma fonte garante que não foi necessária uma "intervenção musculada" e que não houve quaisquer detidos durante as rondas.

De acordo com imagens publicadas no Facebook, este sábado pelas 23h30 a PSP teve de desmobilizar dezenas de pessoas que continuavam às portas de bares nas ruas mais movimentadas do Bairro Alto, depois da implementação de restrições ao funcionamento de discotecas e similares.

Em Portugal há neste momento 169 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus. A nível mundial, o número de infetados já ultrapassou as 151 mil pessoas, com casos registados em mais de 137 países e territórios.

Face ao avanço da pandemia, o Governo português declarou o estado de alerta no país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão, e anunciou a suspensão das atividades letivas presenciais em todas as escolas a partir de segunda-feira.

Também a partir desta segunda-feira, a função pública entra num sistema de teletrabalho para reduzir as interações e controlar a expansão do vírus.

A proibição do desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, a suspensão de visitas a lares em todo o território nacional e o estabelecimento de limitações de frequência nos centros comerciais e supermercados para assegurar possibilidade de manter distância de segurança foram outras das medidas aprovadas.

Coronavírus: Evolução diária em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuel ferraz
    15 mar, 2020 14:46
    Porque é que não se fecha tudo ficando apenas as farmácias e as lojas de venda de primeira necessidade abertas. O Governo tem que ser duro com estes desordeiros quem não cumpre prisão com eles mas que sejam eles a pagar a estadia. Só assim este país muda. Quem não está bem neste país muda-se. Mas que o excesso de democracia tem de acabar tem porque á muitos grupos de insurretas que para eles não existe leis. Haja coragem para alterar as Leis.

Destaques V+