Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Trump testa negativo para o novo coronavírus

14 mar, 2020 - 23:50 • Redação com Lusa

O Presidente dos Estados Unidos refugiou-se durante vários dias na ausência de sintomas para recusar fazer o teste.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não está infetado com o novo coronavírus, anunciou o seu médico oficial, Sean Conley, num comunicado citado pelo "New York Times" este sábado.

A notícia chegou horas depois de Trump ter anunciado, numa conferência de imprensa durante a manhã, que já tinha feito o teste para saber se estava infetado com Covid-19.

Até aqui, o Presidente dos Estados Unidos refugiara-se na ausência de sintomas para recusar fazer o teste – quando se sabe há algum tempo que uma pessoa infetada com Covid-19 pode não apresentar sintomas durante vários dias.

Donald Trump, que tem sido acusado de minimizar o impacto da epidemia de Covid-19 e de ter sido lento na resposta sanitária, esteve em contacto, no fim de semana passado, na sua residência em Mar-a-Lago, na Florida, com duas pessoas entretanto testadas positivamente para o coronavírus.

A Casa Branca anunciou hoje que, “por precaução”, vai passar a medir a temperatura de todas as pessoas que estejam “em contacto próximo” com Trump e o vice-presidente, Mike Pence, responsável por coordenar o combate à epidemia e que hoje assegurou que os testes de despistagem serão “gratuitos para todos os americanos”.

Os viajantes estrangeiros provenientes da maioria dos países europeus, incluindo Reino Unido e Irlanda, estão interditos de entrar nos Estados Unidos.

O novo coronavírus foi detetado pela primeira vez em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassa agora os 151 mil, com registos em 137 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.

A Organização Mundial da Saúde declarou entretanto que o epicentro da pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) se deslocou da China para a Europa, onde se situa o segundo caso mais grave, o da Itália, que anunciou hoje 175 novas mortes e que regista 1.441 vítimas fatais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+