Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Rússia fecha fronteiras a partir de domingo

14 mar, 2020 - 11:02 • Lusa

São cada vez mais as fronteiras fechadas na Europa.

A+ / A-

A Rússia fechará, a partir das 00h00 de domingo, as fronteiras terrestres com a Noruega e a Polónia, para evitar a propagação no novo coronavírus, informou hoje o primeiro-ministro russo num comunicado.

Segundo a mesma fonte, a interdição aplica-se a todos os estrangeiros que viajem por "razões profissionais, pessoais, ligadas a estudos ou turísticas", exceto aos cidadãos bielorrussos, ou "membros de delegações oficiais" e de pessoas que tenham permissão de ficar na Rússia.

Entretanto, o governo checo ordenou este sábado o encerramento da maior parte dos estabelecimentos comerciais, de restaurantes e bares para tentar conter a propagação do novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19.

Em vigor até 24 de março, a medida não se aplica a estabelecimentos comerciais de produtos alimentares ou eletrónicos, farmácias nem a gasolineiras.

"Queremos impedir as pessoas de frequentarem centros comerciais" durante o fim de semana, explicou o primeiro-ministro, Andrej Babis, aos jornalistas, apelando ainda aos compatriotas para demostrarem solidariedade e tolerância.

Os restaurantes e os bares estarão encerrados durante este período, declarou o governante num comunicado publicado hoje na sua página oficial na Internet.

Com 10,7 milhões de habitantes, a República Checa registou 150 casos de coronavírus sem que tenha morte contabilizada.

Na sexta-feira, o Governo anunciou que a partir de segunda-feira não serão admitidos estrangeiros no país assim como os checos não serão autorizados a sair do país.

O Governo determinou também o fecho de escolas, teatros, cinemas, museus e galerias de arte e interditou aglomerados de mais de 30 pessoas exceto no caso de funerais.

O novo coronavírus, detetado em dezembro, na China, já provocou mais de 5.400 mortos em todo o mundo, enquanto o número de infetados ultrapassou as 143 mil pessoas, com casos registados em mais de 135 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

A Organização Mundial de Saúde declarou que o epicentro da pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) se deslocou da China para Europa, onde se situa o segundo caso mais grave, o da Itália, que anunciou 250 novas mortes na sexta-feira, um recorde em 24 horas, e que regista 1.266 vítimas fatais.

A China contabiliza 3.189 motos e quase 89 mil infetados, dos quais mais de 65 mil já recuperaram

Coronavírus na Europa

Coronavírus na Europa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+