Tempo
|
A+ / A-

Sporting

Ataque a Alcochete. Leitura da sentença marcada para 28 de maio

13 mar, 2020 - 20:58 • Lusa

Juíza altera medidas de coação dos arguidos que se encontravam em prisão domiciliária, assim como de Aleluia, que se encontrava em prisão preventiva.

A+ / A-

A juíza Sílvia Pires agendou, esta sexta-feira, para 28 de maio a leitura da sentença do julgamento do ataque à Academia do Sporting, em Alcochete, após a conclusão da fase de alegações.

A presidente do coletivo de juízes referiu que a data da leitura da sentença no Tribunal de Monsanto é "indicativa" e marcou para 29 de abril, em Almada, a sessão para a alteração de factos, apenas com advogados e com dispensa de arguidos.

No final da sessão, que decorreu no Tribunal de Monsanto, a juíza alterou as medidas de coação dos arguidos que se encontravam em prisão domiciliária e de Elton Camará ("Aleluia"), que se encontrava em prisão preventiva.

Todos os arguidos ficam agora sujeitos ao termo de identidade e residência, a apresentações semanais e proibidos de frequentar recintos desportivos.

Contexto do processo


A 15 de maio de 2018, adeptos ligados à claque Juventude Leonina invadiram a Academia do Sporting, em Alcochete, e agrediram jogadores e equipa técnica. O processo relativo ao ataque tem 44 arguidos, acusados de coautoria de 40 crimes de ameaça agravada, de 19 crimes de ofensa à integridade física qualificada e de 38 crimes de sequestro, todos estes (97 crimes) classificados como terrorismo.

O Ministério Público pediu, na quarta-feira, a absolvição de Bruno de Carvalho, Nuno Mendes "Mustafá" e Bruno Jacinto, acusados da autoria moral do ataque.

O antigo presidente do clube, o líder da claque e o oficial de ligação aos adeptos, respetivamente, estavam acusados de ter incitado os outros 41 arguidos do processo a invadir a Academia do Sporting e a agredir os jogadores, a 15 de maio de 2018.

Para os restantes 41, a procuradora Fernanda Matias pediu penas não superiores a cinco anos, suspensas para os arguidos primários e efetivas para os que têm antecedentes criminais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+