Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Renascença passa a transmitir missa diária na rádio

13 mar, 2020 - 16:43 • Filipe d'Avillez

A Conferência Episcopal Portuguesa suspendeu esta sexta-feira todas as missas públicas em Portugal. Os fiéis são, contudo, convidados a acompanhar a missa na televisão ou pela rádio. Saiba como o pode fazer, e a que horas.

A+ / A-

Veja também


A Renascença vai passar a transmitir missa diária a partir de segunda-feira, para ajudar os fiéis a fazer face à suspensão de missas públicas em Portugal.

A Conferência Episcopal Portuguesa suspendeu esta sexta-feira todas as missas públicas, mas os padres podem ainda celebrar de forma privada. Os fiéis são convidados a manter-se em suas casas para evitar riscos de contágio do novo coronavírus.

Tal como acontece já com pessoas que por outras razões – como doença ou falta de meios de mobilidade – não conseguem deslocar-se às igrejas, a Igreja convida as pessoas a assistir à missa pela rádio, televisão ou internet.

Felizmente, em Portugal não há falta de alternativas para quem quiser seguir essa indicação.

A Renascença continuará a transmitir a missa dominical todos os domingos às 11h mas, precisamente para ir ao encontro das necessidades do seu auditório, passará a transmitir missa todos os restantes dias da semana, às 12h, a partir da capela do grupo, em Lisboa. Para além das diferentes frequências em território nacional, pode escutar a Renascença pela internet, clicando aqui.

A Antena 1 continuará também a transmitir missa aos domingos às 8h00.

Se vive na região, pode também acompanhar a missa na Rádio Vagos, 88.8 FM, às 10h30.

A RTP e a TVI, que costumam transmitir missas públicas ao domingo, também deverão continuar a fazê-lo. A Renascença apurou que a RTP deverá transmitir missas celebradas da igreja do Cristo Rei, na Portela, mantendo o horário habitual das 10h30 de domingo. A TVI estará à procura de uma solução semelhante, mas deve manter o horário das 11h00 de domingo.

A Canção Nova transmite missa diariamente, às 11h00, tanto na televisão como na rádio. Contudo, estas celebrações costumam ser as do santuário de Fátima, que entretanto foram suspensas, mas o Santuário comprometeu-se a tentar encontrar forma de celebrar pelo menos uma vez por dia. A Renascença tentou contactar a Canção Nova para confirmar se a programação se mantém, mas não obteve resposta. Para já, contudo, sabe-se que D. António Marto preside a uma missa às 10h30 de domingo, 15 de Março, a partir da Casa Episcopal, com transmissão pelo Facebook da diocese.

Para além dos canais de televisão e de rádio habituais, tem também várias possibilidades de paróquias que transmitem missas online, em streaming. É o caso do Seminário Maior de Coimbra, que transmite a sua missa das 11h.

A arquidiocese de Braga também anunciou que vai transmitir uma missa por dia através da sua página do Facebook. De segunda a sábado, às 18h e ao domingo às 11h, celebradas ou pelo D. Jorge Ortiga, ou pelo seu bispo auxiliar, D. Nuno Almeida.

O arcebispo de Évora também passa a celebrar diariamente às 19h, com transmissão diária pela página da arquidiocese e pela conta de Facebook.

A Igreja de Santo António, em Lisboa, tem um serviço de streaming permanente e a missa será celebrada às 11h e às 17h.

A Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, também já avisou que transmitirá missa e vésperas de segunda a sexta às 19h15, missa sábado às 19h00 e domingo às 18h00.

A paróquia de São Mamede, em Lisboa, terá missa diária às 18h30 e também às 12h de domingo.

Para quem tem mais dificuldade em assistir durante o dia, a paróquia de São Nicolau, na Baixa de Lisboa, transmite todos os dias a sua missa das 22h00 e os mais madrugadores podem beneficiar da "companhia" do Papa Francisco, cujas missas de Santa Marta são transmitidas às 6h de Lisboa.

O Patriarcado de Lisboa criou, entretanto, uma página com todos os horários de transmissão de missas.

Algumas comunidades religiosas também estão a aderir a este sistema. Os passionistas transmitem através do Facebook missa diária, de segunda a sábado, às 19h e domingo às 10h.

Os Jesuítas transmitem missa diariamente às 22h e aos domingos às 12h, 19h e 22h através do canal de YouTube do Ponto.sj e os carmelitas também, segunda a sábado das 8h às 19h e aos domingos às 8h e às 12h, sempre no site da ordem.

Os que preferem celebrações segundo a forma extraordinária do rito romano podem assistir por streaming de segunda a sábado às 17h30 ao domingo às 10h na Casa de Roma do Instituto do Bom Pastor.

Esta não será uma lista exaustiva, mas se tem conhecimento de mais opções, não deixe de os partilhar nos comentários.

[Notícia atualizada domingo às 10h10]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Castro
    27 fev, 2021 Porto 14:41
    A que horas ao sábado e domingo é transmitido o terço na R.R.?
  • 03 mai, 2020 11:05
    muito bom. agradecida. norte/centro em falta- porto, viseu, interior, mas está ótimo. para informação.
  • Ana
    31 mar, 2020 Lisvboa 19:44
    Uma pandemia mundial interrompe a Pascoa dos Cristãos porque os padres decidiram fechar as Igrejas em vez de encontrarem uma solução de distância física. E para piorar só quem tem facebook, ou youtube pode ver as missas alem das dominicais. E os que não têm WIFI como fazem? Alguém pensou neles? Parece que não. Na época mais importante dos Cristãos ninguém se lembrou de pedir a um dos canais nacionais de TV que disponibilizasse horário para as tradicionais celebrações. Por favor: Tentem. Ainda vão a tempo.
  • Carmelitas Descalços
    14 mar, 2020 Fátima 17:09
    Os Carmelitas Descalços já vêm transmitindo pela internet as várias celebrações litúrgicas, tais como Laudes, Vésperas e Completas a partir de Fátima. Observando sempre as instruções da Direção Geral de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa, neste tempo em que tantos fiéis se vêm privados da eucaristia, vamos manter as celebrações anteriores e passar a transmitir diariamente a eucaristia a partir do Carmelo de S. José, em Fátima e do Santuário do Menino Jesus, em Avessadas, donde mensalmente já transmitimos a eucaristia do domingo de bênçãos. Estas celebrações realizam-se nas respetivas comunidades sem participação dos fiéis, mas apenas dos consagrados que delas fazem parte. Assim, o horário de celebrações que oferecemos a partir de amanhã é o seguinte: Durante a semana 08h00 - Eucaristia (Carmelo de S. José) 08h40 - Oração de Laudes 18h15 - Oração de Vésperas 19h00 - Eucaristia (Santuário do Menino Jesus) 22h00 - Oração de Completas Aos domingos 08h30 - Oração de Laudes 12h00 - Eucaristia (Carmelo de S. José) 18h15 - Oração de Vésperas 19h00 - Eucaristia (Santuário do Menino Jesus) 22h00 - Oração de Completas Estas celebrações serão transmitidas no nosso site www.multimedia.carmelitas.pt e nas redes sociais, Facebook: carmelitas.descalcos.portugal | Youtube: carmelitas descalços | Twitter: Carmelitas Descalços @AmigosOcd
  • Mas. Leonor Ribeiro
    13 mar, 2020 C.da Rainha 22:34
    A R.R. é a melhor companhia, Seja qual for a hora do dia!
  • Maria José Vilaça
    13 mar, 2020 22:09
    Nossa Senhora do Amparo em Benfica tem terço às 22h
  • Passionistas
    13 mar, 2020 Santa Maria da Feira 21:43
    A Comunidade Passionista de Santa Maria da Feira transmitirá pelo Facebook dos Passionistas de Portugal a missa, de segunda a sábado, às 19h, e aos domingos, às 10h. A Comunidade une-se, assim, a todos os que habitualmente frequentam a nossa igreja, rezando pelos que sofrem mais diretamente os efeitos desta pandemia.
  • Silvia Pinhão Lopes
    13 mar, 2020 lisbon 21:43
    A recitação do terço. Como acompanhar a recitação do terço de sorte que continue comunitária?
  • Filipe Joaquim
    13 mar, 2020 17:43
    Obrigado

Destaques V+