Tempo
|
A+ / A-

​Diocese de Bragança-Miranda adota medidas para prevenir e combater o coronavírus

13 mar, 2020 - 09:46 • Olímpia Mairos

“Com coragem, esperança, caridade e o empenho e a responsabilidade de todos, prossigamos na construção do Bem comum e da dignidade da Pessoa humana”, convida D. José Cordeiro.

A+ / A-

Veja também:


A Diocese de Bragança-Miranda manifesta-se “solidária e próxima de cada pessoa, partilha a preocupação comum diante da emergência de saúde pública, em total colaboração com as autoridades sanitárias e civis para barrar o contágio da epidemia viral, o coronavírus, Covid 19” e, nesse sentido, decidiu adotar algumas medidas de prevenção.

Na informação enviada à Renascença, o bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, faz saber que foram suspensas todas as atividades da catequese nas paróquias das Unidades Pastorais, movimentos e grupos eclesiais e cancelados os encontros diocesanos da Lectio Divina.

O bispo diocesano aconselha ao adiamento das “celebrações da penitência nas fórmulas rituais de um só penitente com confissão e absolvição individual e comunitárias com confissão e absolvição individual”, assinalando que não é permitido “a fórmula ritual da celebração comunitária com confissão e absolvição geral”.

D. José Cordeiro recomenda que se acautelem “as celebrações com a participação ativa do povo, “protegendo as pessoas idosas e mais vulneráveis ao garantir o devido intervalo de segurança entre os fiéis”.

“Nestes dias, a Igreja pode celebrar a Eucaristia quotidiana sem povo, mas sempre por todo o povo”, assinala o prelado.

O bispo da Diocese de Bragança-Miranda aconselha “um cuidado acrescido em relação à celebração dos outros sacramentos e sacramentais, nomeadamente batismos e exéquias, participando a família e as pessoas mais próximas” e o reforço da “limpeza e higiene nas igrejas e capelas em ordem ao culto eucarístico fora da missa e oração pessoal diante do Santíssimo Sacramento”.

Aos sacerdotes, diáconos e ministros extraordinários da comunhão é pedido que cumpram todas as normas de higienização emanadas pela Direção Geral de Saúde, “aplicando-as antes e depois de distribuir a comunhão às pessoas doentes e o Viático aos moribundos”.

Em relação às celebrações do Tríduo Pascal, a Diocese de Bragança-Miranda indica que deve ser omitido o gesto do lava-pés e para a adoração da santa cruz que se faça “a reverência com uma simples genuflexão, inclinação profunda ou outro sinal apropriado sem tocar e beijar a cruz”.

Já quanto às procissões, aos exercícios da piedade popular e outras tradições da Semana Santa, dentro ou fora das igrejas, o bispo de Bragança-Miranda apela “ao honesto realismo e responsável prudência das Santas Casas da Misericórdia e demais Confrarias e Irmandades no diálogo com os capelães e respetivos párocos”.

O bispo de Bragança-Miranda lembra ainda a necessidade do cumprimento das “recomendações do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa nas celebrações e lugares litúrgicos” nomeadamente “a omissão do gesto da paz, distribuição da comunhão aos fiéis na mão, a comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes e dos diáconos e retirada da água benta das pias das igrejas e capelas”.

“Com coragem, esperança, caridade e o empenho e a responsabilidade de todos, prossigamos na construção do Bem comum e da dignidade da Pessoa humana”, exorta o prelado, assegurando a sua oração “por todas as pessoas doentes e pelos seus cuidadores”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+