Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Polónia e Dinamarca fecham fronteiras

13 mar, 2020 - 20:44 • Inês Braga Sampaio

Medidas polacas são mais restritas que as dinamarquesas, apesar de o país do Norte da Europa registar mais casos de coronavírus.

A+ / A-

Polónia e Dinamarca anunciaram, esta sexta-feira, que decidiram fechar fronteiras, devido ao surto pandémico de coronavírus. São os dois primeiros países europeus a fechar todas as portas ao estrangeiro.

De acordo com o primeiro-ministro local, a Polónia vai proibir estrangeiros de entrar no país, a partir de domingo, e imporá uma quarentena de 14 dias a todos os seus cidadãos que regressem a casa.

"O Estado não abandonará [os seus cidadãos]. Contudo, face à situação atual, não podemos permitir-nos manter as fronteiras abertas a estrangeiros", declarou Mateusz Morawiecki, em conferência de imprensa.

A Dinamarca também fechará as fronteiras a partir de domingo, até, pelo menos, 13 de abril, embora a restrição a estrangeiros não seja tão severa.

A primeira-ministra daquele país, Mette Frederiksen, explicou, em conferência de imprensa, que serão barrados todos os estrangeiros "que não dêem razão credível para entrarem na Dinamarca".

"Cidadãos dinamarqueses e estrangeiros que trabalhem na Dinamarca continuarão a ser livres de entrar e sair do país. O transporte de comida e medicamentos também não será possível afetado", realçou.

A Polónia regista 68 casos de contágio pela Covid-19 e uma morte. A Dinamarca já conta com 801 casos confirmados, sem quaisquer mortes.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+