Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Número de infetados em Portugal sobe para 78

12 mar, 2020 - 11:25 • Redação

DGS informa que atingiu um total de 637 casos suspeitos desde o início da pandemia, 133 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

A+ / A-

O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), desta quinta-feira, revela que há 78 pessoas infetadas em Portugal.

A DGS comunicou também que se atingiu um total de 637 casos suspeitos desde o início da pandemia, 133 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Há ainda 4.923 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

O boletim de hoje indica que há seis cadeias de transmissão ativas, número idêntico ao de quarta-feira.

Entre os doentes internados estão os casos de um menino com menos de dez anos e de 12 jovens entre os dez e os 19 anos.

A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (44), seguida da Grande Lisboa (23) e das regiões Centro e do Algarve, ambas com cinco casos confirmados da doença.

Há um caso confirmado no estrangeiro, segundo o boletim epidemiológico diário.

Segundo o mapa disponibilizado pela DGS, continua a não haver casos registados no Alentejo e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Os dados adiantam que 10 casos resultam da importação do vírus de Itália, cinco de Espanha, três da Suíça e um continua em investigação relativamente à origem da importação(Alemanha/Áustria).

Por causa da situação, o Governo recomendou a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas. Ordenou também a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas. Muitos eventos nacionais – feiras, espetáculos culturais e conferências – foram cancelados.

Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.717 mortos e mais de 127 mil infetados em 116 países e territórios. Mais 68 mil pacientes recuperaram.

Os países mais afetados depois da China são Itália, Irão e a Coreia do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Martins Bacalhau BACALHAU
    12 mar, 2020 Lisboa 12:13
    É urgente a D.G.SAUDE, exigir principalmente aos Supermercados, Restaurantes e Cafés, a colocação nas entradas das Lojas de equipamentos de Higiene, Luvas descartáveis e Colaboradores a desinfectar Carrinhos de Compras, Sistemas de Pagamento e Outros .

Destaques V+