Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus. Governo da Madeira proíbe cruzeiros na ilha

12 mar, 2020 - 11:07 • Redação

Na segunda-feira, começa também o controlo de temperatura no aeroporto do Funchal. Medidas de contenção do novo coronavírus foram intensificadas.

A+ / A-

O presidente do Governo Regional da Madeira acaba de anunciar, nesta quinta-feira de manhã, novas medidas de contingência devido ao novo coronavírus (Covid-19). Na segunda-feira, começa o controlo no aeroporto e os cruzeiros estão impedidos de atracar.

Todos os passageiros que derem entrada no aeroporto do Funchal passam a ter controlo de temperatura e preenchimento de inquérito. No total, serão cerca de 10 mil pessoas a serem controladas todos os dias.

Com a proibição de cruzeiros e iates atracar, cerca de 50 a 60 mil pessoas não vão desembarcar até ao fim de março, contabilizou Miguel Albuquerque em conferência de imprensa nesta quinta-feira, onde apresentou as novas medidas de recomendação, contingência e resposta para apoiar cidadãos e empresas face à pandemia.

Além de referir que todas as viagens vão sofrer atrasos nos próximos dias e reconhecer algum desconforto face às medidas de segurança que estão a ser adotadas, o presidente do Governo Regional da Madeira reforçou o aviso para que as pessoas evitem, a “todo o custo”, viajar para países em risco.

Garantiu ainda que a Madeira está dotada dos meios e procedimentos adequados à contenção do fenómeno. “A própria população tem de saber disso”, sublinhou.

Quanto ao abastecimento de bens, sobretudo alimentares, Miguel Albuquerque pede calma à população e assegura estar tudo garantido, mas admite que pode ser necessário recorrer a uma requisição civil.

A compra desmedida de bens alimentares e outros nos supermercados não tem razão de ser, até porque, sublinha, “amanhã chega um navio e segunda chega outro para descarregar mercadorias.” O reabastecimento está assegurado e controlado, afirmou.

Miguel Albuquerque revelou ainda que as recomendações em curso são de que as viagens de finalistas sejam adiadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+