Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Bispo da Guarda lembra possibilidade de absolvição geral para penitentes

11 mar, 2020 - 14:11 • Ecclesia

D. Manuel Felício deseja que este seja “um bom contributo” na preparação para a Páscoa.

A+ / A-

O bispo da Guarda dirigiu uma carta aos padres da diocese para recordar “pode ser usada a prática da ‘reconciliação de vários penitentes, com confissão e absolvição geral’, durante a Quaresma 2020, face aos “constrangimentos” provocados pela difusão do Covid-19.

“Este será também um bom contributo para o serviço da reconciliação que devemos às nossas comunidades e aos nossos fiéis”, observa D. Manuel Felício.

No documento enviado à Agência Ecclesia, pela Diocese da Guarda, o bispo explica que a prática da “reconciliação de vários penitentes, com confissão e absolvição geral” é uma das modalidades de confissão sacramental “prevista no Ritual da Celebração da Penitência” (capítulo III, nn. 60-63).

D. Manuel Felício refere que essa opção fica “a juízo dos padres de cada arciprestado” e se for essa a escolha pede que se leia aos penitentes a recomendação do Ritual da Celebração da Penitência, no número 60: “Que [os penitentes] se arrependam dos pecados cometidos e façam propósito de não mais pecar, que se proponham reparar os escândalos e os danos que, porventura, tenham causado e confessem, em tempo devido, cada um dos pecados graves que não podem confessar agora”.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

O bispo da Guarda assinala que neste tempo litúrgico estão “especialmente preocupados” com o atendimento das pessoas em confissão, “também para cumprimento do preceito da Igreja”, que “manda recorrer” à Confissão Sacramental, pelo menos uma vez por ano, e comungar pela Páscoa da Ressurreição.

Na carta aos seus padres, D. Manuel Felício recorda que os constrangimentos da “atual situação provocada” pelo coronavírus Covid-19 “pede algum controlo nas relações”, que já foi “objeto de recomendações” pela Conferência Episcopal Portuguesa que divulgou uma nota com indicações para prevenir contágios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+