Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Empresas de autocarros de turismo avançam para manifestação caso Governo não as receba

10 mar, 2020 - 19:05 • Teresa Paula Costa

​Reunidos esta terça-feira em Pombal, os responsáveis de 55 empresas de transporte turístico de passageiros pediram ao Governo que receba os representantes do setor.

A+ / A-

A ARP – Associação de transportadores pesados de passageiros – tinha, na semana passada, pedido uma reunião aos ministros da Economia e do Ambiente para analisarem a situação que se vive no setor, na sequência do constante cancelamento de serviços devido à epidemia de Covid-19, mas o pedido ainda não obteve resposta.

Hoje, em reunião em Pombal, decidiram aguardar apenas até esta quinta-feira. Se o Governo não der resposta, na próxima segunda irão manifestar-se junto aos Ministérios da Economia e Trabalho, onde irão “entregar os contratos de trabalho e a identificação de todos os investimentos feitos nas viaturas para que os governantes tenham consciência do impacto social e económico que a epidemia do coronavírus está a ter no setor”, disse à Renascença o porta-voz do grupo.

Segundo João Coelho, os cancelamentos têm sido “ao minuto”. “Nós, enquanto estamos aqui, estamos a receber nos nossos escritórios cancelamentos e anulações de serviços que é impossível atualizarmos algo que acontece ao minuto”, disse João Coelho, numa conferência de imprensa no final da reunião.

Devido à epidemia, “neste momento não temos trabalho”. A situação é mais problemática pois “março era um mês normalmente forte para o transporte escolar”, além de ser “o início do serviço turístico de longa distância que nós tínhamos à procura do nosso território e da Península Ibérica e, neste momento, não há trabalho”, referiu o empresário.

João Coelho deu ainda o exemplo de um empresário que lhe transmitiu que, só durante a reunião da manhã, tinham sido cancelados 28 serviços. E as queixas sucedem-se.

Os prejuízos, contudo, não foram ainda apurados.

No final desta reunião, os empresários defenderam que as medidas que foram apresentadas esta segunda-feira pelo Governo não se adequam ao setor.

Nesta conferência de imprensa, João Coelho pediu “uma revisão das medidas ontem apresentadas pelo Governo até atendendo à especificidade do nosso setor.”

Para o empresário, o pacote de medidas “carece de uma explicação cabal sobre como podemos chegar a elas e carece de confirmação que os 200 milhões de euros previstos cheguem para todo o setor do turismo, inclusive para os autocarros.” Por outro lado, “todos nós gostaríamos de responder positivamente ao primeiro cliente que apareça a fazer um pedido verdadeiro de serviço, o que não podemos fazer num quadro de ‘lay-off’”.

Os empresários pedem ao Governo que siga o exemplo da França, ou seja, que opte por “uma suspensão dos contratos de trabalho financiada pela Segurança Social que nos permita, a qualquer momento, retomarmos a relação normal de trabalho.”

Nesta reunião em Pombal estiveram 55 das cerca de 250 empresas portuguesas que operam na área dos transportes turísticos de passageiros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+