Tempo
|
A+ / A-

OMS declara pandemia por causa do novo coronavírus

11 mar, 2020 - 16:32 • Redação com Reuters

A Organização Mundial da Saúde mostra-se "profundamente preocupada" com os níveis "alarmantes" de disseminação e gravidade do coronavírus e com os "níveis alarmantes de inação".

A+ / A-
OMS declara pandemia por causa do coronavírus
OMS declara pandemia por causa do coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declara pandemia por causa do novo coronavírus (Covid-19).

"Podemos esperar que o número de casos, mortes e países afetados aumente. Estamos nisto juntos e precisamos de fazer o que é certo, com calma", afirma o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Defende que todos os países, em conjunto, podem “mudar o rumo desta pandemia”, se "detetarem, testarem, tratarem, isolarem, rastrearem e mobilizarem as pessoas na resposta".

Tedros Ghebreyesus afirma que o número de casos fora da China aumentou 13 vezes nas últimas duas semanas.

A utilização da palavra pandemia é uma descrição para a situação que se vive no mundo, com a doença a espalhar pelos vários continentes, que “não altera o que estamos a fazer”, sublinha.

"Níveis alarmantes de inação" preocupam OMS


A OMS mostra-se "profundamente preocupada" com os níveis "alarmantes" de disseminação e gravidade do coronavírus e com os "níveis alarmantes de inação".

Mike Ryan, diretor-executivo da OMS, afirma que a situação no Irão é “muito grave” e apela ao reforço da vigilância e do tratamento aos doentes.

A Organização Mundial de Saúde enviou 40 mil testes do novo coronavírus para o Irão nas últimas 24 horas, mas o fornecimento é “muito muito curto” e há dificuldades em encontrar outras fontes de fornecimento.

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos em todo o mundo.

Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Portugal regista 59 casos confirmados de infeção, segundo os mais recentes dados avançados esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde.

Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sara
    11 mar, 2020 Lisboa 22:35
    ...será que já não houve mortes? Estão a dizer a verdade? Governo tem de ser culpado por não ter fechado logo as fronteiras. E não não estamos preparados para isto, nos outros países estão a ser tomadas medidas bem sérias, o governo português quer realmente que aconteça alguma coisa, e mais uma vez são os inocentes os prejudicados
  • omemvenus uomem
    11 mar, 2020 16:44
    Agora pandemia vai ser diferente com coronavirus

Destaques V+