Tempo
|
A+ / A-

Em tempo de coronavírus, pague com cartão e evite ir ao banco

11 mar, 2020 - 13:09 • Sandra Afonso

O conselho parte da Associação Portuguesa de Bancos, segundo a qual está a ser avaliada “a eventual necessidade” de aumentar o número de trabalhadores em teletrabalho.

A+ / A-

Os bancos aconselham os clientes a evitar a deslocação às agências e a optar pelos pagamentos sem recurso a dinheiro físico.

Em comunicado enviado à Renascença, a Associação Portuguesa de Bancos recorda que as “operações do dia-a-dia, como transferências bancárias, pagamento de serviços ou carregamentos de telemóveis, podem ser executadas de forma segura e cómoda, através do homebanking ou da aplicação do banco”.

Pode ainda ser utilizadas para o mesmo efeito as “máquinas de self-service instaladas nas agências ou da rede de ATMs”.

Nos pagamentos, acrescenta a associação, devem ser privilegiados os cartões – se possível contactless – em que basta aproximar o cartão, ou meios digitais.

Os bancos dizem ainda que estão a reforçar a higienização, no âmbito da prevenção do Covid-19.

Além disso, estão limitadas as deslocações ao estrangeiro, os colaboradores de determinados serviços estão a ser dispersos fisicamente e está a ser avaliada “a eventual necessidade de aumentar o número de colaboradores a exercer funções à distância (designadamente em teletrabalho)”.

Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+