Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Vendas nos serviços e comércio podem cair para metade

11 mar, 2020 - 17:57 • Sandra Afonso

O turismo é o setor mais duramente atingido. No extremo oposto estão pessoas que trabalham à distância, como tradutores e revisores de texto.

A+ / A-

As vendas nos serviços e comércio podem cair para metade em Portugal.

O cenário é avançado pela “Fixando”, a maior plataforma no país para serviços locais, com 20 mil profissionais, num inquérito sobre o impacto do Covid-19, o turismo e os eventos são os que registam as maiores perdas.

No turismo, os profissionais apontam para uma quebra drástica no negócio, até 80%. Na área dos eventos, a estimativa de quebra, face ao ano passado, chega aos 70%.

Estes são os sectores onde o coronavírus está a ter mais impacto, segundo o inquérito realizado na última semana.

Quase 15% diz que o negócio está a ser afetado, perto de 8% já tem serviços cancelados e mais de um quarto acredita que irão registar cancelamentos.

Com o abrandamento do turismo, há negócios que já sentem os efeitos colaterais, como os hotéis para animais de estimação, onde há cancelamentos diários.

Na área do desporto, a maior preocupação é o encerramento dos ginásios, enquanto as empresas de obras e reparações temem a rutura de stocks e a quebra de mão de obra.

No extremo oposto, sem receio de impactos, estão aqueles que trabalham à distância, como os tradutores, contabilistas e revisores de texto.

Portugal tem registado um aumento de casos de coronavírus, com mais de 40 casos confirmados de infeção.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+