Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus em Portugal. Doente que inspira maior cuidado teve "evolução positiva"

10 mar, 2020 - 19:11

Número de casos confirmados mantém-se em 41. Autoridades vão decidir na quarta-feira a possível antecipação das férias escolares da Páscoa e o encerramento de museus nacionais. Ministra da Saúde apela à colaboração da população.

A+ / A-

Mantém-se em 41 o número de pessoas infetadas com o coronavírus em Portugal, anunciou esta terça-feira ao final da tarde a ministra da Saúde, Marta Temido. O doente que inspira maiores cuidados registou melhoras nas últimas 24 horas.

“À data atual há um doente que inspira maior cuidado, mas importa sublinhar a evolução positiva que teve”, disse Marta Temido, em conferência de imprensa conjunta com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

De acordo com o último balanço oficial, há 335 casos suspeitos, 83 a aguardar o resultado das análises e 667 em vigilância por parte das autoridades de saúde.

Com um total de 27 casos confirmados, a região Norte é a mais afetada pelo surto do novo coronavírus em Portugal.

Seguem Lisboa e Vale do Tejo, com 10 casos, e a região Centro e o Algarve com dois casos, cada.

Mantém-se encerradas as escolas de Portimão e Amadora e as restrições em Felgueiras e Lousada, adiantou a ministra da Saúde.

O Governo convocou, para quarta-feira, uma reunião do conselho nacional de saúde, para debater a evolução do coronavírus e analisar a possível antecipação das férias escolares e encerramento de grandes museus nacionais.

A ministra da Saúde apela aos portugueses que respeitem todas as indicações das autoridades para ajudar a conter o surto.

“Para os portugueses e para a maioria dos europeus este é um momento difícil que, acreditamos, só podemos enfrentar se não deixarmos deslaçar a coesão social. Para isso, é fundamental que todos os que têm responsabilidades decisórias articulem com as autoridades regionais e nacionais na saúde pública. Cabe à Direção-Geral da Saúde a responsabilidade técnica de tomar medidas.”

“É fundamental que todos respeitem as orientações, informações e aconselhamentos das autoridades de saúde, seja na realização de isolamento profilático, seja na abstenção de viagens não essenciais, na utilização criteriosa de equipamentos de proteção pessoal, como máscaras, seja para lavar as mãos ou higienizar equipamentos e espaços, seja para não autorizar serviços de urgência sem ligar para a linha SNS24, seja para evitar visitas a pessoas mais vulneráveis como idosos em lares ou doentes internados. A colaboração de todos é imprescindível e só com a colaboração de todos, em conjunto, conseguiremos combater o vírus”, sublinha Marta Temido.

A governante considera que é fundamental o país estar preparado “para uma fase seguinte do surto, mantendo todos os comportamentos que permitam contê-lo o mais possível, sempre numa lógica de coordenação, sustentação na melhor evidência, proporcionalidade e transparência”.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+