Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Putin até 2036. Presidente até aceita, mas contrariado

10 mar, 2020 - 14:05

A quatro anos do final do seu quarto mandato presidencial, o segundo seguido, Vladimir Putin admite que até poderá aceitar a mudança de regras, mas só se o Tribunal Constitucional der a sua bênção.

A+ / A-

Vladimir Putin admitiu, esta terça-feira, que poderá aceitar uma mudança na constituição que lhe permita permanecer no poder até 2036.

Num discurso à Duma, o parlamento russo, o atual Presidente, que cumpre o seu segundo mandato consecutivo e quarto, no total, disse que apenas defenderá a mudança
à lei fundamental do país caso o Tribunal Constitucional aprove, mostrando-se até um pouco contrariado com a possibilidade.

A proposta de mudança constitucional foi feita pela deputada Valentina Tereshkova, que pertence ao partido de Putin e tem a particularidade de ter sido a primeira mulher a ir para o espaço.

“Em relação à proposta para remover restrições a qualquer pessoa, incluindo o atual Presidente, em princípio seria possível, mas apenas com uma condição – se o Tribunal Constitucional determinar, oficialmente, que uma emenda desta natureza não contradiz os princípios e as principais provisões da constituição”, disse.

Vladimir Putin é um ex-agente da KGB, mas já disse publicamente que não defende um regresso ao modelo soviético, em que os dirigentes se perpetuavam nos cargos até morrer.

Os russos serão chamados a pronunciar-se sobre a alteração constitucional em abril, através de um referendo. Caso a alteração seja aprovada, Vladimir Putin poderá cumprir mais dois mandatos de seis anos, o que o deixaria no poder até 2036, caso a sua saúde permita. Nessa altura Putin teria 83 anos.

Putin tem dominado a política russa ao longo das últimas duas décadas. Depois de cumprir dois mandatos presidenciais serviu um mandato como primeiro-ministro, trocando de lugar com Dmitry Medvedev, após o qual voltou a assumir a presidência por mais dois mandatos sucessivos. O segundo expira em 2024, o que lhe dá ainda quatro anos para encontrar uma solução.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+