Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus. Bastonário escreve a médicos para que reforcem SNS

08 mar, 2020 - 22:40 • Redação

Miguel Guimarães recorda que já houve situações em que isso foi necessário.

A+ / A-

Veja também:


O bastonário da Ordem dos Médicos apela a todos os clínicos para que reforcem a resposta dos serviços públicos ao surto do novo coronavírus.

Numa carta enviada aos médicos, Miguel Guimarães pede aos profissionais, mesmo aos que estão fora do Serviço Nacional de Saúde - como os reformados - para que ajudem.

Em declarações à Renascença, o bastonário explica como é que os médicos podem inscrever-se para poderem vir a ser chamados pelas autoridades de saúde.

“Estes médicos, através de um link, fazem a sua inscrição e caso venha a ser necessário – se a epidemia evoluir nesse sentido – a Direção Geral da Saúde possa contratar alguns destes médicos para trabalharem temporariamente no serviço público”, referiu.

Miguel Guimarães lembra que, por exemplo, na altura dos incêndios de Pedrógão “cerca de três mil médicos disponibilizaram-se para ajudar e muitos médicos – cerca de 30 a 40, que foram os que foram pedidos -, sem qualquer tipo de remuneração, ajudaram a resolver as situações que estavam pendentes”.

Já esta domingo à noite foi confirmado o primeiro caso de contágio no Algarve. Trata-se de uma jovem de Portimão que esteve recentemente em Itália. É aluna da escola secundaria Manuel Teixeira Gomes que já anunciou que estará encerrada a partir desta segunda-feira.

A Direção Geral da Saúde confirma que, neste momento, há 30 casos de infeção por COVID-19 no país.

O Presidente da República vai fazer esta segunda-feira o teste ao Covid-19. Uma indicação dada à agencia Lusa por fonte oficial da Presidência da República. O resultado do teste, logo que estiver disponível, será divulgado.

Já esta tarde, o Presidente da República tinha anunciado a suspensão da agenda por duas semanas. Marcelo vai ficar em casa sob vigilância. É uma medida de precaução, depois de ter estado com alunos da escola de Felgueiras encerrada devido a um caso de covid-19.

Já o Governo português desaconselha viagens a diversas regiões de Itália. Uma nota publicada no portal das Comunidades refere que a evolução do número de casos recomendam a adoção de medidas preventivas e uma ponderação cuidada quanto à realização de deslocações, em especial às regiões mais afetadas".

O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo Covid-19 aumentou para 105.836, das quais morreram 3.595, de acordo com um balanço feito pela agência France-Presse (AFP), com dados atualizados às 9h da manhã de hoje.

A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença , recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos . Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+