Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Coronavírus - 09/03/2020

​H. Raposo

“Uma epidemia como esta é um maná para os nacionalistas”

09 mar, 2020 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentadores analisam a propagação do surto do novo coronavírus em Portugal.

O comentador da Renascença Henrique Raposo considera que um surto como o Covid-19 abre espaço aos nacionalistas.

“Uma epidemia como esta é um maná para os nacionalistas”, diz Raposo, considerando ainda que o “’Correio a Manhã’ tem feito um trabalho péssimo com títulos como ‘o vírus que veio da China’ ou ‘o vírus dos chineses’”.

“Temos de manter a calma”, aconselha.

Na mesma linha, o o escritor Jacinto Lucas Pires considera que esta é uma “doença que assenta bem demais na doença do tempo que nós já estávamos a viver”, referindo-se a uma “espécie de quarentena mental/social, com os facebooks e as tecnologias, em que já desconfiávamos do outro, já não queríamos estar com o outro”.

“Isto é uma espécie de confirmação científica e médica do estado de coisas que, de alguma maneira já existia, e que pode ser aproveitada perigosamente desta maneira que o Henrique [Raposo] estava a dizer”, rematou.

Portugal tem 31 casos de Covid-19 confirmados e estão várias medidas em curso para tentar conter a propoagação.

A epidemia detetada em dezembro na China já provocou mais de 110 mil infetados em todo o mundo, 62 mil dos quais já recuperaram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.