Tempo
|
A+ / A-

Grécia

Incêndio destrói centro social de refugiados em Lesbos

08 mar, 2020 - 11:01 • Agência Lusa

Causas do incêndio de grandes dimensões ainda não são conhecidas, mas há suspeitas de fogo posto.

A+ / A-

Um incêndio de grandes dimensões destruiu o centro social de refugiados “One Happy Family”, situado na ilha grega de Lesbos, revela a agência de notícias EFE, avançando que poderá ter sido fogo posto.

As causas do incêndio que começou ao final do dia de sábado ainda são desconhecidas, mas há indícios de se tratar de fogo posto, avança a agência de notícias espanhola.

O centro social, fundado em 2017 por uma Organização Não Governamental (ONG) suíça, era um importante ponto de encontro para os refugiados dos campos de Moria - o maior campo de refugiados da Europa - e de Kara Tepé.

Ali, refugiados e migrantes tinham espaços variados como uma sala de aulas para as crianças, assistência médica, uma biblioteca ou uma cafetaria.

Um barbeiro e uma sala de cinema improvisada são outros dos espaços do centro que funcionava com a ajuda de voluntários, mas também com a participação dos próprios migrantes e refugiados.

Os bombeiros precisaram de horas para extinguir as chamas do edifício, situado a alguns quilómetros da capital de Lesbos, Mitilene, junto ao centro de Kara Tepé e próximo a Moria, onde vivem mais de 20 mil pessoas.

Na semana passada, também ardeu uma antiga instalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em Skala Sikamineas, a praia onde chega a maioria dos botes oriundos das costas turcas.

Êxodo em massa de migrantes. Polícia grega usa gás lacrimogéneo para proteger fronteiras
Êxodo em massa de migrantes. Polícia grega usa gás lacrimogéneo para proteger fronteiras
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+