Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“Forçados como Cristo a Fugir”. A mensagem do Papa para o Dia do Migrante e Refugiado

06 mar, 2020 - 14:36 • Aura Miguel

Mensagem será centrada no cuidado pastoral das pessoas deslocadas internamente, que são atualmente mais de 41 milhões em todo o mundo.

A+ / A-

O 106.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado será comemorado a 27 de setembro de 2020. Como título da sua mensagem anual, o Papa escolheu como tema "Forçados como Jesus Cristo a fugir".

A mensagem será centrada no cuidado pastoral das pessoas deslocadas internamente, que são atualmente mais de 41 milhões em todo o mundo.

Como o título deixa patente, a mensagem parte da experiência do jovem Jesus e da sua família como pessoas deslocadas e refugiadas. Essa experiência fornece uma base cristológica específica para a ação cristã de acolhida ou hospitalidade.

Nos próximos meses, o tema será desenvolvido em seis subtemas, expressos em seis pares de verbos: conhecer para compreender; aproximar-se para servir; ouvir para se reconciliar; compartilhar e assim crescer; envolver para promover; e, finalmente, colaborar e, portanto, construir.

Este ano, mais uma vez a Secção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral incentivará, preparará e apoiará a celebração deste dia. Estão a ser desenvolvidos recursos e em breve será iniciada uma campanha de comunicação. Todos os meses, serão oferecidas informações, reflexões e recursos multimédia como forma de explorar e expressar o tema escolhido este ano pelo Papa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    07 mar, 2020 Lisboa 12:55
    Então deixe-me sugerir a Vossa Eminência que receba a sua parte e os aloje no Vaticano ...

Destaques V+