Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Justiça entra em campo

05 mar, 2020 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O hacker Rui Pinto tem grande responsabilidade no desencadear destas operações fiscais e judiciárias devido à enorme soma de informações transmitidas pelo Football Leaks.

Não foi com muito espanto que o país recebeu ontem, logo pela manhã, a notícia segundo a qual autoridades fiscais e judiciais tinham iniciado buscas em diversos clubes, dos quais os mais importantes se destacam, Benfica, Porto e Sporting, com o intuito de investigar eventuais fraudes de âmbito fiscal.

Para além de clubes, oito ao todo, também diversos dirigentes desportivos foram incluídos nesta ação, sendo de destacar os presidentes dos clubes e ainda o ex-presidente Bruno de Carvalho, cujas residências foram igualmente visitadas durante largas horas do dia.

Ao cair da noite soube-se que, em consequências desta megaoperação, foram constituídos 47 arguidos, dos quais 24 empresas e 23 pessoas singulares no âmbito da operação “Fora de Jogo”. Entre os arguidos, segundo a nota divulgada pela Procuradoria Geral da República, estão jogadores de futebol, agentes ou intermediários, advogados e dirigentes desportivos.

No comunicado a que fazemos referência, a PGR revela que “em causa estão suspeitas da prática de factos suscetíveis de integrarem crimes de fraude fiscal qualificada, e branqueamento de capitais”.

“No inquérito investigam-se negócios do futebol profissional efetuados a partir do ano de 2015, que terão envolvido atuações destinadas a evitar o pagamento das prestações tributárias devidas ao Estado português, através da ocultação ou alteração de valores e outros atos inerentes a esses negócios com reflexo na determinação das mesmas prestações.”

O hacker Rui Pinto tem grande responsabilidade no desencadear destas operações fiscais e judiciárias devido à enorme soma de informações transmitidas pelo Football Leaks, as quais, na altura, espantaram todo o mundo, sobretudo o desportivo.

Fica agora a expectativa sobre o tempo e o modo como as fases seguintes se vão processar.

Simplesmente, acrescentamos que para produzirem o desejo efeito terão que se desenvolve tão rápido quanto possível.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • César Saraiva
    09 mar, 2020 Maia 09:26
    Aleluia! Já não era sem tempo. E oxalá que os visados reconheçam que não podem continuar mais tempo nesse mundo tão imundo, acertando contas humildemente, a exemplo do que fez o Mourinho e o Ronaldo...