Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Quinto infetado em Portugal é professor de música no Porto

04 mar, 2020 - 19:15 • Lusa com redação

A ESMAE, no Porto, vai suspender as aulas por "ter poucas dezenas" de pessoas em isolamento social, depois de contatarem com o quinto infetado com coronavírus em Portugal, disse à Lusa um responsável.

A+ / A-

O quinto infetado com coronavírus em Portugal, de 44 anos, é um membro da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, onde entre funcionários, professores e alunos é frequentada por 600 pessoas.

A ESMAE, no Porto, vai suspender as aulas por "ter poucas dezenas" de pessoas em isolamento social, depois de contatarem com o quinto infetado com coronavírus em Portugal, disse à Lusa um responsável.

"Vamos suspender a atividade letiva a partir de quinta-feira porque o número de pessoas que temos em isolamento social não nos permite continuar a manter a escola a funcionar. Não estão infetadas, atenção, estão apenas em isolamento social", adiantou o presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), João Rocha, onde está integrada esta escola.

Confirmando que um membro da escola está infetado, apesar de não revelar de quem se trata por uma questão de privacidade, João Rocha reforçou que a escola não vai encerrar, mas apenas suspender a sua atividade.

"A escola estará aberta, não haverá é aulas", vincou.

O presidente do IPP adiantou ainda que as "poucas dezenas" de pessoas que estão em isolamento social por terem estado em contacto com o quinto caso confirmado no país são professores, alunos e funcionários.

Dizendo que a interrupção das aulas causa "naturalmente" transtornos, João Rocha assumiu não saber quando poderá retomar a atividade normal, tendo em conta que o isolamento social é de 14 dias.

O responsável referiu que, a partir de agora, a instituição vai avaliar diariamente se tem ou não condições para retomar a atividade normal.

Em Portugal há cinco casos confirmados de coronavírus, ambos em estado considerado estável. A nível mundial, desde o início do surto registaram-se mais 94 mil casos, dos quais mais de 51 mil recuperaram e mais de 3.00 morreram.

A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença, recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+