Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Costa anuncia linha de crédito de 100 milhões de euros para empresas

04 mar, 2020 - 15:51

Anúncio feito no debate quinzenal, no parlamento.

A+ / A-

O primeiro-ministro anunciou o lançamento de uma linha de crédito para apoio de tesouraria a empresas afetadas pelo impacto económico do surto do novo coronavírus, caso seja necessário, no valor inicial de 100 milhões de euros.

No debate quinzenal no parlamento, António Costa dedicou a sua intervenção inicial à epidemia de Covid 19, ressalvando que “o impacto económico para as empresas portuguesas tem sido moderado ou reduzido”.

“Não se esperam quebras significativas nas cadeias de fornecimento de componentes, até porque a China está já a retomar a sua atividade industrial. Apenas no setor do turismo, viagens e eventos, tem havido uma quebra de procura e alguns cancelamentos, cujo impacto verdadeiramente dependerá da duração e da gravidade do surto epidémico”, afirmou o chefe de Governo.

O primeiro-ministro salientou que o Governo continuará “monitorizar a situação e, se necessário”, estará “em condições de lançar uma linha de crédito para apoio de tesouraria às empresas no valor inicial de 100 milhões de euros”.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • dominique Afonso
    04 mar, 2020 17:17
    Calculando a taxa de infetados sobre o total da população Chinesa (80000/1400 milhões), chegamos a uma taxa de 0,006% da população Chinesa infetada com uma taxa de mortes de 3,68% (2946/80000 ao dia de ontem). Isto significa que se aplicarmos a mesma taxa de propagação e a mesma taxa de mortes para Portugal, teríamos dentro de 3 meses 571 infetados e 21 mortos a lamentar, tudo isto partindo do princípio que os dados fornecidos pela China são corretos. Se fizermos o mesmo cálculo baseado nos dados da Itália teremos dentro de 1 mês (o primeiro caso confirmado foi há um mês) um total de 400 infetados e 13 mortos. De qualquer forma, a conclusão a que se chega é que existe um grande alarido e alarmismo a volta desta situação quando a verdade é que deveríamos ter mais cuidado ao atravessar as nossas estradas pois morrem mais de 100 pessoas atropeladas por ano em Portugal, número que dificilmente atingiremos com o Coronavirus…

Destaques V+