Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Itália encerra creches, escolas e universidades em todo o país até 15 de março

04 mar, 2020 - 13:19 • Cristina Nascimento

Medida foi oficialmente anunciada esta quarta-feira pelo ministro italiano da Educação. Entra em vigor amanhã e deverá afetar quase 9 milhões de crianças e jovens.

A+ / A-

O Governo italiano anunciou esta quarta-feira que vai encerrar as escolas e universidades de todo o país até dia 15 de março por causa do novo coronavírus. A decisão foi anunciada ministro da Educação.

A medida, que entra em vigor amanhã, vai abranger jardins de infância, escolas dos vários graus de ensino e universidades. A notícia começou por ser avançada pela agência de notícias italiana ANSA, tendo depois sido confirmada pelo Governo a meio da tarde.

De acordo com cálculos do próprio executivo, serão afetados quase nove milhões de crianças, adolescentes e jovens, bem como os seus familiares. O objetivo é tentar travar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), no dia em que o número de mortos subiu para 107 e o número de infetados ultrapassou os três mil casos.

O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou quase de 3.200 mortos e infetou mais de 93.000 pessoas, em cerca de 70 países e territórios, incluindo quatro em Portugal.

Das pessoas infetadas, mais de metade já recuperaram.

Além de 2.981 mortos na China continental, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.

A OMS declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional de risco "muito elevado".

[atualizado às 17h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+